Saber Falar e Saber O que Falar

Quando se ocupa uma posição de destaque em que muitas pessoas esperam de você algum posicionamento a respeito de determinados assuntos, em que pese a sua opinião quanto à responsabilidade de poder influenciar as pessoas, a de ser ter em mente que tudo o que você expressar pode contribuir para a tomada de decisão por parte daqueles que tem você como referência. Saber falar é então neste caso não somente passar uma mensagem e sim também saber a maneira e o jeito certo de se passar determinada mensagem, entenda mensagem aqui no sentido de expressar uma opinião, seja ela pessoal ou profissional. Deve-se sempre levar em conta o seu público alvo ou quem irá ser atingido ou afetado, bem como o resultado que pode causar ou se espera causar, as possíveis consequências em virtude da interpretação que se faz da mensagem.

Saber o que falar diz respeito a se ter noção dos  impactos que se pode causar ao se transmitir determinada mensagem, a reação de quem recebeu a mensagem, pois pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes a mesma mensagem, e sempre tomar cuidado quando em falar algo preocupando-se em não inserir problemas pessoais, preocupações suas, cujas pessoas que estão recebendo a mensagem em nada tem haver com isso. É muito fácil ferir sentimentos, gerar mau entendido, criar mau estar entre você e as outras pessoas, em consequência do que se fala. O mesmo pensamento serve para o problema que outros estão enfrentando e neste caso evitar expressar opiniões que possam atingir estas pessoas, mesmo que a intenção não seja esta, muitas pessoas, dependendo do seu estado emocional, ficam muito receptivas a qualquer mensagem relacionada com seus problemas e podem interpretar de uma forma ou de outra qualquer palavra.

Saber falar é o jeito, a maneira, o estilo que adotamos quando temos que expressar nossas opiniões, enquanto saber o que falar é a mensagem que se quer transmitir, o conteúdo, a ideia básica inserida na mensagem, são duas coisas bem diferentes, a forma, o conteúdo e as expressões usadas ao se transmitir qualquer mensagem a alguém. Tudo o que falamos pode ser interpretado de um jeito ou de outro, somos julgados, avaliados e criticados pelo que falamos bem como o modo como falamos algumas coisas, por isso é preciso ter cuidado e avaliar bem a situação, o público alvo e o estado emocional das pessoas. Muitas vezes desconhecemos os problemas e outros aspectos relacionados a determinadas pessoas que são estranhas ou que não estamos a par da situação de certos acontecimentos, nestes casos a cautela em falar algo, o cuidado em usar as palavras, a eloquência imprimida nas palavras tem que ser mais contido, é sempre melhor ser moderado a ser um falastrão sem papas na língua, o que poderá gerar muito mal estar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?