A Organização de uma Organização Produtiva

Organização - Organizar: Uma organização, uma empresa, um negócio ou um empreendimento só existem porque estão inseridos em um mercado, um mercado cujo espaço é delineado, cercado, com uma abrangência restrita, disputado por outros concorrentes e cada qual enxergando neste mercado uma forma de obter receita com lucro. O mercado são todos os clientes e não clientes, todos aqueles que poderiam ou poderão usufruir dos produtos e serviços oferecidos pela organização. Como o mercado é restrito e existem outros competidores também oferecendo os mesmos produtos e serviços num mesmo segmento de negócio, cabe a nós responder a seguinte pergunta "O que faz sermos nós e não as outras organizações a atrair nossos clientes?", "O que faz com que o mercado e nossos clientes a optarem pela nossa organização e não as outras?" "O que nós faz sermos o que somos em diferenciação em relação aos nossos concorrentes?" Se soubermos responder as estas 3 questões é porque temos consciência do que somos, de como fazemos, e que estamos fazendo. Podemos chamar isto de Know-How, conhecimento intrínseco do nosso negócio, nosso expertise no que fazemos. Estas respostas nos dizem o que somos, o  que nos caracteriza, o que nos distingue, o que nos faz ser diferentes, o que queremos e para aonde caminhamos. É evidente que existe diferenças de posicionamento, sutilezas de cada negócio, mas mesmo assim ainda somos nós, a nossa organização a fazer as coisas de uma forma que só nos a fazemos e sabemos fazer.

Uma organização só irá funcionar muito bem quando devidamente organizada, em unidades, em departamentos, em setores, funções e papéis, cada qual com sua relevância, importância e com uma missão a cumprir no contexto da organização. Se estas partes não estão bem definidas, bem aparelhadas, bem distribuídas e bem preparadas, é bastante provável que as coisas não estão funcionando bem. Organizar uma organização produtiva é o processo mais fundamental para que se possa atuar em um mercado com confiança e energia. A partir do momento que nos sentimos confiantes em nossa organização por estarmos preparados, devidamente aparelhados, instrumentalizados e engajados em nosso negócio, deixamos de ser apenas mais um competidor e passamos a ser o competidor, a organização, em um mercado dividido e disputado por diversos competidores.

Mas só estarmos organizados não basta, é preciso nos diferenciarmos e partindo do pressuposto de que somente estar organizado e oferecer produtos e serviços de qualidade já não é o suficiente, pois o que oferecemos também é oferecido por outros concorrentes, e que os clientes não querem é somente ter acesso a serviços e produtos de qualidade, mas também ter suas necessidades e expectativas atendidas, além de superadas. Nos diferenciarmos ou sermos diferentes é a maneira como fazemos as coisas, nossa preocupação com os detalhes, com a comunidade, com a sociedade em que o nosso negócio esta inserido, do qual fazemos parte, é aquilo que enxergamos e que achamos que pode ser melhorado, aprimorado e aperfeiçoado. Não só em nosso benefício, mas em beneficio dos nossos clientes, da comunidade e da sociedade. Não atuando somente para disputar, mas para aumentar, repartir e dividir, não atuando como predadores, mas como cooperadores, educadores e capacitadores em um mercado mais abrangente, pujante e vibrante. Como alguém preocupado com a realidade que nos cerca e ao mesmo tempo quer ajudar, orientar e participar. Não somos só alguém que entrou, mas que esta dentro e participa, se organiza, muda e altera a ordem das coisas no sentido de fazer para melhor. Não basta criticar e apontar defeitos, é preciso "arregassar as mangas e por a mão na massa". Ter uma máquina azeitada, como dizem, as engrenagens engraxadas, é desejável e o que sempre deve ser perseguido, mas isso só não é o suficiente, somente processos eficientes, equipes bem treinadas, preparadas e serviços prestados com qualidade, são e sempre serão a meta a serem alcançadas e medidas de satisfação, mas não serão fatores de diferenciação, de atração e retenção de clientes. Enquanto não houver concorrentes que proporcionem o mesmo ou até melhor, poderemos ter alguma vantagem, mas tão logo isso tudo for copiado ou mesmo implementado por nossos concorrentes, passaremos a ser novamente mais um e não o que nos faz sermos nós, diferentes como organização.

É preciso ter know-how, ter abertura e estar sintonizado com o mercado e as mudanças que nele ocorrem, ser participativo, atuante, distinto através do nosso conhecimento, nossa maneira de fazermos as coisas. Ter a percepeção que é através da forma de que pensamos e atuamos nos fazem ser o que somos como organização.

Conquistar, manter e reter clientes para a organização, não depende somente de investimentos em publicidade, campanhas de marketing, medidas de satisfação do cliente, produtos e serviços de qualidade, não bastam em um mercado competitivo e voraz, é preciso mais, é preciso conhecer o cliente, conhecer o  seu negócio, conhecer suas ambições, conhecer o seu mercado, seus produtos e serviços, conhecer seus valores, para não somente oferecer produtos e serviços de alta qualidade, mas oferecer-lhes outros mercados, outras opções de mercados, outras opções de negócio, porque o que o cliente quer mesmo é saber o que ele ganha em sendo nosso cliente, o que podemos oferecer-lhe que possa ser uma vantagem, um ganho em que ele, o cliente, possa prosperar com seu negócio em sendo nosso cliente, o cliente não quer ver só você lucrar com ele, mas o que ele possa lucrar e crescer também. Quando o cliente enxerga vantagem em se tornar cliente da nossa organização, ele deixa de ser somente um cliente e passa a tornar-se um parceiro, em que ambos, organização e cliente ganham, essa aliança quando implementada passará a atrair mais clientes, como também manterá e reterá estes clientes.  Mas para isso é preciso investimento em uma estrutura organizacional preparada para oferecer aos seus clientes não somente produtos e serviços que o satisfaça, mas também conhecimento, informação, ajuda, orientação no que diz respeito ao negócio do seu cliente, assim o seu cliente ganha; ganha em lucratividade, ganha em escala, ganha novos mercados, ganha um parceiro em que o cliente não é visto e este percebido como um depósito financeiro, mas um parceiro com o objetivo de fortalecer negócios, aumentar o capital e o crescimento de ambos, organização e cliente.

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