Saber Ouvir

A capacidade de ouvir e escutar esta ligada diretamente com a sua visão e entendimento da vida, do mundo que o cerca e do momento que se esta vivendo. Sem uma mente aberta capaz de se por no lugar do outro, de entender seus sentimentos, problemas e dificuldades, dificilmente o que você ouve ou escuta serão assimilados e compreendidos. É preciso livrar-se de preconceitos, tabus e estereótipos que impeçam e bloqueiam nossas mentes, que impedem que nosso cérebro assimile o que os outros pensam e expressam através das suas opiniões, saber aceitar o outro livre de amarras, que nos prendam à ideias preconcebidas erroneamente, que fazem com que criemos murros nos isolando de tudo que vem do outro, sendo o outro alguém com quem achamos, imaginamos não ter validade qualquer opinião expressa. Liberar nosso cérebro para permitir abrir-se para aceitar e saber ouvir a opinião dos outros, independentemente de qualquer natureza física, posição social, condição intelectual e situação ocorrida. Estes bloqueios só nos limitam e obscurecem a nossa vida, impedindo nos de viver uma vida plena e feliz, pois nos restringe, nos limita a querer conviver, e a somente ouvir quem achamos a altura de nosso intelecto, essas barreiras só nos impedem de conviver com o outro, de dar atenção ao outro, de ouvir, pois achamos que nada nos interessa ou possa nos acrescentar, sempre classificando e selecionando quem esta a nossa altura.  Estes argumentos certamente estão equivocados pois certamente haverá situações na vida em poderemos também ser classificados, selecionados e consequentemente excluídos,  não fazemos parte, somos de fora, somos diferentes, e isso tudo é muito ruim, estaremos agora na posição do outro. Então aprenda a ouvir, a escutar, tenha  paciência e verifique se não é seus bloqueios, os murros dentro de nós que estão impedindo de aceitar o que o outo tem a falar.

Muitos leem só o que querem ler e ouvem o que querem ouvir, negligenciando tudo o mais que não interessa, que acha não ser importante, ou que só é importante para certas pessoas, não preciso saber disto, isto não me afeta, isto não me diz respeito, estamos vivendo dentro de casulos, isolados do mundo lá fora e achamos que com nós nunca acontecerá, não seremos atingidos porque vivemos em um mundo aparte. Grande engano e um erro grave, cada vez mais o mundo se abre, cada vez mais as barreiras se rompem e os murros caem, esta emergindo um mundo mais transparente, mais acessível a todos. Somente culturas e países aonde o atraso é mantido através da força, do protecionismo, através de barreiras impostas poderá ainda haver por algum tempo murros, mas a medida que se abre, existirá muita gente havida por querer saber, por querer conhecer, por querer ter as mesmas oportunidades, por querer ser tratado igual e por querer haver mais justiça indiscriminadamente.

Os meios de comunicação cada vez mais se democratizam, a internet é um mundo aberto e acessível a todos e a tudo, a informação esta disponível a quem quiser, as tecnologias se popularizam e cada vez mais ficam mais baratas, basta ser curioso e interessado que tudo esta a seu alcance, Com isso as pessoas ficam mais exigentes, cobram mais dos governos, as pessoas se articulam através das redes sociais, trocam informações, denunciam e pedem mudanças. A educação se democratiza e pessoas que antes não tiveram oportunidade de estudar, mesmo que passado certo tempo, veem agora a chance de recuperar o que foi perdido no passado. E todos nós a todo o tempo estamos aprendendo, temos que aprender, pois o conhecimento adquirido no passado pode estar obsoleto, a tônica agora é aprender a aprender e sempre respeitar os outros.

Mas ouvir o outro é sobre tudo um ato de respeito pela vida e pelas pessoas, não levamos nada sendo arrogantes, teimosos e superiores. Em algum momento nos daremos conta que somos tão frágeis quanto os que desprezamos ao longo da vida, e que o ciclo é perpétuo para todos. Nós nascemos, crescemos e um dia morreremos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?