Problema e Solução

Problemas só existem quando algo não é feito adequadamente, quando há defeito, quando há queixas e reclamações, quanto ao serviço, quanto ao propósito, a finalidade, quando o serviço é ruim e/ou quando o produto não atende aos anseios de quem usa ou o adquire. Se o serviço ou produto atende adequadamente as expectativas, necessidades e ansiedades, quanto a qualidade no serviço ou produto, problemas certamente não existirão.

Se há problema, tem que haver solução, problemas são obstáculos, entraves e impecilhos que devem ser trabalhados para serem solucionados. Problemas não solucionados, não trabalhados, tendem a se tornar maiores até ocasionarem danos e prejuízos que poderiam ser evitados, caso se tivesse tentado solucionar ainda quando eram apenas simples problemas.

Idendificação do problema, sua origem, suas causas, o que esta acontecendo, sua localização, sua abrangência, seus efeitos, sua dimensão, sua ocorrência, periodicidade e seus efeitos são levantamentos e conhecimentos que devemos buscar saber para que possamos entender e diagnosticar o problema mais precisamente. Tudo a respeito do problema deve ser levantado, analisado, mensurado e quantificado a fim de nos permitir saber o que é o problema. Na identificação do problema deve ser analisados os aspectos internos e externos, internos referen-se a seus efeitos dentro do circulo em que ele ocorre, aonde ele acontece. Neste caso deve ser avaliado as causas e os efeitos internos e quem esta sofrendo e sendo atingido diretamente. Externos, no que se refere a seus efeitos fora do circulo de ocorrência, seu alcance e abrangência, até aonde ele atinge e quem é afetado mesmo que indiretamente.

A solução de um problema significa a eliminação do problema, trabalhar  suas causas e efeitos, resolver e dar fim ao problema, Solução implica em propor ações, iniciativas para eliminar o problema, soluções são propostas ante a análise da situação encontrada e de ajustes, modificações que atendam aos anseios necessários para dar fim ao problema. Solucionar significa resolver o problema efetivamente e não jogar a sujeira para baixo do tapete, neste caso, o problema só estará sendo postergado, e poderá ser tornar um problema ainda maior. A solução deve ser pensada com uma visão de futuro, visão de economia, de aprendizado, com o resultado situações ocorridas no passado e que permita criar uma estrutura, forma ou módulo que seja flexível, adaptável a situações novas, que permita modificações. O que pode representar uma solução por hora, poderá se tornar um problema no futuro, se não pensado em termos quantitativos, como incremento, aumento de volume e variação da forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?