O Uso do Tempo
O tempo tem que ser um aliado e não seu inimigo, o tempo tem que ser usado ao seu favor e não contra, o tempo deve ser pensado vistas a realizações, a prazos e ao futuro, o tempo passado ficou para trás e só faz parte de nossa memória. Para dominarmos o tempo devemos criar marcações, divisões em períodos para que nos sirvam de referência, estabelecimento de posições e limites para nossas realizações, conclusões dos nossos planos. As marcações dos tempos são feitas para que possamos prever com antecedência a quantidade de tempo necessária para atingirmos objetivos e prazos, estas marcações devem levar em conta imprevistos que possam ocorrer, desta forma uma certa elasticidade deve ser incluída, permitindo que possamos realizar o que nos propomos dentro do prazo acertado. Para cada etapa, cada tarefa e cada passo a ser seguido, tudo tem que estar previsto dentro do tempo necessário para a realização do que foi planejado, as nossas ações devem ser medidas e cronometradas sendo que tudo deve ser feito com calma, paciência e atenção. Muita disciplina deve ser empenhada e concentrada em cada ação, todo o processo deve ser metódico e sistemática.
A distribuição do tempo em nossos planos deve ser feito de maneira que possamos fazer tudo da maneira ideal, aplicando as melhores técnicas conhecidas, utilizando as melhores práticas já estabelecidas. Também devemos ter tempo suficiente a fim de reunirmos todas as informações necessárias com o objetivo de realizarmos eficientemente e eficazmente o que nos propormos.
O tempo nunca pode ser tornar uma armadilha, um tiro no pé, devemos equacioná-lo corretamente sempre levando em conta a realidade atual, as nossas limitações, os recursos envolvidos, as restrições que nos cercam e os riscos associados a atividade, além é claro, de todo o trabalho necessário, do esforço exigido, da dedicação a ser empenhada e dos sacrifícios que teremos que nos submeter.
Muita paciência, prudência devem ser a tônica de toda e qualquer atividade, bem sabemos que pressa e imprudência são a causa de muitos problemas, negligenciar estes aspectos pode se tornar um terreno fértil para muitas ocorrências mal sucedidas.
O tempo deve ser enxergado por todos os envolvidos na elaboração de qualquer plano, sendo os responsáveis pela condução de qualquer atividade a incumbência de informar os demais componentes da equipe, cada integrante deve saber o quanto tempo tem para realizar a sua tarefa, bem como saber o quanto já foi percorrido, em que ponto está e quanto falta para a expiração do prazo estabelecido.
Ansiedade e pressa são inimigas do tempo, é preciso ter em mente que ser paciente e procurar manter controle sobre a ansiedade, se possível bem humorados e saber lidar com as frustrações diante dos acontecimentos negativos são ingredientes importantes quando se lida com o tempo. O tempo é uma previsão, uma visão do futuro, não é o espelho da realidade atual e nem a certeza de que será como previsto. O tempo é como andar no escuro com um mapa e uma lanterna nas mãos, se é que estamos fazendo o tempo nosso aliado, caso contrário, estaremos caminhando no escuro sem um mapa e uma lanterna.
Comentários
Postar um comentário