Atenção aos Detalhes
Ser meticuloso e dar atenção aos detalhes tem a relevância de demonstrar cuidado e preocupação com a perfeição, a observância dos detalhes, das coisas pequenas que a principio parecem ser insignificantes, podem em uma visão geral demonstrar apego e dedicação, o amor as coisas feitas com qualidade e a importância dado ao que se faz, são nas pequenas coisas, nos pequenos gestos que demonstramos o quanto respeitamos e gostamos do que fazemos. A preocupação com os detalhes que podem não ter uma importância aparente em uma visão geral, mas que na ausência deste cuidado tende a acarretar e esconder problemas graves, tais como negligência, falta de zelo, cuidado, preocupação e respeito com o trabalho, com os outros e com a importância dado ao que se faz.
Certos detalhes e minúcias não observadas e atendidas, para alguns podem não ter significado ou importância alguma, enquanto que para outros é entendida como coisa mal feita, de irrelevância e de descaso com os outros, a falta de atendimento e observação de alguns detalhes podem acarretar em prejuízos, desvalorização e mesmo acidentes, dependendo do contexto da situação, de quem olha e diante da realidade em que é observado, conclui-se que o objetivo era fazer, entregar algo que não tinha importância ou foi feito sem um rigor mais apurado.
O nível de exigência e detalhamento esta diretamente ligado com as necessidades, vontades, desejos e expectativas de quem solicitou, requereu ou adquiriu determinado produto ou serviço. Quanto maior for a especificidade de detalhamento, tanto mais será a preocupação com a tarefa, maior será o tempo gasto em fazer e maior será a exigência cobrada de quem faz. Os detalhes refletem a preocupação com a segurança, com a forma e com a qualidade de qualquer produto ou serviço.
Qualidade esta relacionada não só com o atendimento de especificações detalhadas item por item de uma tarefa, mas também, com o zelo, a boa vontade e a dedicação no que se faz. Gostar do que se faz é fazer com empenho e meticulosidade cada coisa, não só para atender requisitos, cumprir tarefas e horários. Detalhes não tem haver só com os itens mas também com o como se faz.
Dependendo do contexto das coisas, da situação e do foco, os detalhes não são considerados e nem devem, porque o objetivo era outro, fez daquela forma intencionalmente ou que não havia a necessidade de ter tanto zelo, cuidado, optou-se por algo prático e funcional, cuja a finalidade última era cumprir o seu papel e não agradar a todos, então nem sempre a ausência de cuidados, de preocupação com coisas menores significa algo ruim, pois a necessidade, a urgência e a praticidade eram mandatórias.
Dar atenção aos detalhes é acima de tudo fazer com vistas a coisa bem feita, bem acabada, cujo trabalho envolveu dedicação e preocupação com a qualidade, além de sempre buscar fazer melhor, satisfazendo desejos e necessidades.
Comentários
Postar um comentário