Como as Oportunidades de Mercado Ocorrem

Uma oportunidade ocorre quando observamos e percebemos  que certos espaços, lacunas não estão sendo ocupados ou preenchidos. Estas oportunidades só são percebidas quando o mercado é observado com atenção, olhando para suas forças e fraquezas, procurando por padrões que não estão sendo percebidos, novas necessidades não detectadas pelos atuais agentes de mercado ou concorrentes. São necessários olhos aguçados, sentidos apurados e uma grande sensibilidade, estando sempre tentando detectar, procurando e pesquisando novas oportunidades. Muitas vezes é necessário gastar muita sola de sapato, olhar estatísticas, perceber tendências, e saber ouvir seus potenciais clientes, sobre seus desejos, suas ambições e até mesmo despertar neles estes desejos, estas ambições, que estavam adormecidas. Estamos tão acostumados a ver, a fazer e solicitar as coisas sempre do mesmo jeito, que deixamos nos levar pela onda ao invés de nos orientar por nossa própria bússola. Observar, escutar e entender as necessidades de clientes, não clientes, do ambiente em que se inserem e do mercado em que operam é a melhor forma de encontrar oportunidades, espaços não preenchidos, lacunas não ocupadas ou mesmo necessidades não atendidas.

As mudanças só ocorrem se as necessidades das pessoas, do ambiente, do mercado mudam. Pessoas  que antes necessitavam e buscavam algo, agora não buscam mais o mesmo, pois suas necessidades mudaram, suas prioridades foram alteradas, o ambiente se transformou, o mercado sofreu alterações, estas mudanças podem ter sido alteradas e influenciadas por agentes internos ou externos, ocorrências de endividamento em excesso, de falta de rumo, ou de dependências restritas a poucos clientes, também podem ser oriundas de crises, guerras, conflitos e catástrofes, que alteraram a configuração do atual cenário econômico. O mercado mudou, há novos competidores, há um pessimismo quanto ao futuro ou otimismo. Enfim, são atores e agentes do mercado que não foram observados, analisados e tomadas as devidas precauções em mitigar possíveis riscos oriundos destes atores e agentes. São estes atores e agentes externos a organização é que ditam nossos caminhos, nosso futuro e consequentemente nossas ações, é preciso não ficar na dependência destes para não nos tornarmos reféns e não mais termos controle da direção, de perdermos o norte ao qual sempre estiveram em nosso horizonte.

Muitas oportunidades só são detectadas ou percebidas para quem esta preparado para elas, ou seja, para quem sabe o que esta fazendo, e aonde quer chegar. Conhecer profundamente seu negócio e como as transações ocorrem em seu ambiente, como as coisas funcionam e se relacionam, como a cadeia de eventos ocorrem a partir de uma relação de negócio. É um olhar não só sobre a venda, mas sobre como será e para que será utilizado o produto da venda, do crédito etc... Vender por vender todos o fazem, mas saber o destino, a utilidade e o objetivo deste produto, do crédito cedido, e o emprego deste recurso, entender a cadeia de relações, perceber mudanças de comportamento e descobrir oportunidades de negócios ou mesmo se prevenir de problemas futuros.

Desenvolver um produto, anunciá-lo e comercializá-lo já não é mais o suficiente, é preciso entender as necessidades de quem compra, quais são seus anseios, desejos e além disso, despertar estes anseios e desejos, que muitas vezes estão reprimidos, adormecidos por falta de informação e conhecimento.

Oportunidades podem acontecer por diverssos motivos e razões, por estar no lugar certo, na hora certa, por dominarmos certos conhecimentos e por possuirmos uma estrutura que outros não possuem, mas uma coisa é certa, ela só acontecem para quem esta preparado, qualificado para perceber a oportunidade. Oportunidade não é tirar vantagem de algo, é fazer o que sabemos fazer para quem precisa e deseja algo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?