Fazer - Como fazer
Tenha um objetivo em mente, como você imagina e gostaria de ver as coisas, como acha que elas deveriam ser, imagine as mudanças que deveriam ser feitas e o cenário ideal visualizado por você.
Procure conhecer tudo sobre o atual estado das coisas, faça um levantamento da situação atual, de como tudo funciona, a forma de se trabalhar, os processos que determinam o jeito que tudo é feito, o que faz com que as coisas sejam feitas deste jeito, desta maneira. Conheça as intenções envolvidas, conheça o entorno, o ambiente periférico e o que alimenta este estado atual das coisas, os insumos que nutrem os processos e a forma de pensar. Obtenha o máximo de informação sobre tudo o que esta envolvido no que se quer mudar, transformar ou mesmo criar, para que estas informações se tornem conhecimento e permitam se ter uma visão geral do todo.
Agora que você tem todo o conhecimento necessário, tem uma visão geral do todo, parte-se para o processo de triagem, de classificar o que é mais crítico, mais urgente, mais vulnerável, mais difícil de mudar, de se fazer, e por fim criar uma lista enumerada por ordem do que se identificou como mais crítico, o que vai ser atacado por primeiro e ser feito em primeiro lugar.
Faça um planejamento de como executar as coisas, um plano de ação, do que é necessário, dos recursos necessários, a determinação do tempo, prazo e as atividades a serem desenvolvidas na forma de passos e ações.
Execute de forma de o tempo estar do seu lado, deve-se executar com um tempo suficiente para que tudo seja feito da melhor maneira possível, que seja bem feito, para que se permita verificar, checar e avaliar a execução.
Comentários
Postar um comentário