Controle Comportamental
Saiba controlar suas emoções, sentimentos e temperamento pessoal, aprenda a lidar com a adversidade, a crítica e a oposição, procure manter-se calmo, não faça movimentos bruscos e mantenha-se sereno e equilibrado diante de situações de conflito e ataque. Esfrie a cabeça, não perca o autocontrole e não tente agir com de cabeça quente, sem antes refletir e parar para pensar sobre o que fez você se sentir irritado, ficar nervoso e constrangido. Não revide, não xingue e não desça ao nível do seu opositor, pois o mesmo procura uma forma de justificar e dar razão a suas atitudes e, espera que você de os motivos à ele, também não precisa se humilhar pois o outro irá rir de você e sentir-se motivado a continuar fazendo o que fez. Procure livrar-se da situação de cabeça erguida, não encolha os ombros nem baixe a cabeça, mantenha-se calmo e, se perceber que o outro lado tem razão, não no ato, que nada justifica gritos, palavrões e ataques de fúria e raiva, mas em se demonstrar irritado e nervoso, reconheça que esta errado e concorde com seus argumentos, diga de forma franca que não irá acontecer de novo e desculpe-se, procure desta forma livrar-se da situação o mais cedo possível, ganhe tempo para pensar.
Em situações constrangedoras, quando tornaram público o momento e fizeram disso um espetáculo, um evento em que se sentiu ridicularizado, tente achar graça da situação, veja o lado cômico do constrangimento, para que os espectadores fiquem envergonhados de estarem presenciando tal situação. Se tiver que revidar, descontar sua fúria, raiva e a humilhação sofrida, descubra uma atividade física em que você possa descontar e aliviar este sentimento, talvez uma caminhada de alguns minutos, praticar natação em uma piscina ou mesmo dar uns murros em um saco de boxe, descarregue toda a sua tensão física e emocional. Livre da situação e agora mais calmo, depois de passado algum tempo, dedique-se um tempo para pensar e refletir sobre o ocorrido; análise os prós e contras, a causa e a origem de toda a tensão ocorrida e, os motivos que fizeram agir daquela forma com você. Se no fim você concluiu que foi humilhado, que tudo foi injusto, que nada daquilo era necessário, é a hora de pensar no que fazer, que atitudes tomar, pois nada justifica tal comportamento contra você, se foi um colega de trabalho que agiu desta forma, leve o ocorrido ao seu chefe; se foi o seu chefe, leve o ocorrido ao conhecimento do seus superior; se este não for o melhor caminho, procure as pessoas, as unidades e órgãos competentes, tais como ouvidorias internas, departamento de RH, para que possam orientá-lo e principalmente ouvir o que você tem a dizer, pois tais órgãos tem por finalidade e obrigação te ajudar, mas nunca, nunca fique sem fazer nada ou de tomar uma providência. Não é possível que estas coisas aconteçam e que fiquemos passivos diante destes acontecimentos, senão sempre seremos vitimas de tudo o que nos afeta.
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