Fazer Certo o que é Certo.

O que é certo fazer, qual é a coisa certa a se fazer e como fazer certo o que é certo? A palavra eficácia significa: fazer a coisa certa da maneira certa. Mas como é que sabemos se estamos fazendo a coisa certa e da maneira certa; parece ser uma questão muito complicada e de difícil resposta, se não estivermos munidos de um guia de orientação ou enraizados em valores básicos, que nos sirvão de orientação, parâmetros em que nos  basear, talvez tenhamos dificuldades e possivelmente dúvidas quanto ao que é certo. Somente pessoas bem estruturadas, sedimentadas e que sigam uma linha que lhes sirva de base para sua conduta, o seu caminho ao longo da vida, sabem o que é certo fazer, enquanto que se não tivermos esta estrutura, a vida será cheia de altos e baixos, de picos e precipícios, pois estamos confusos, soltos sem ter algo em que nos apoiar, em que nos de segurança sobre nossas convicções e seja uma bússula de orientação para a nossa tomada de decisões.

Esse guia ou valores podem ser uma lista contendo alguns mandamentos que nortearam nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas ações e servirão de um guia para os momentos de escuridão e solidão. São premissas básicas que nos orientam a distinguir o certo do errado, do que se pode e não pode, os limites de até aonde podemos ir e o que pode ser aceito e não aceito, funcionam com regras, leis e diretrizes que orientam nossas ações. Pois sempre haverá quem ache isto ou aquilo de que está ou não está certo, o que pode ser certo para mim, pode não ser certo para outros, mas se eu tenho algo em que me orientar, que seja a minha linha de conduta, de direção, que será o meu guia para que me oriente a fazer o que é certo e da forma certa dentro dos princípios que estabeleci como valores que para mim são essenciais, que devem ser seguidos e não transgredidos.

Também não deve ser uma coisa imutável, rígida, sem flexibilidade, a natureza não é rígida, ao contrário, é flexível e se adapta as condições para poder sobreviver. Afirmar que sempre será o dono da razão e que as coisas tem que ser do jeito que você quer é uma estupidez insana. O melhor caminho é achar a sua bússula interna em que o norte sempre será fazer a coisa certa da maneira certa, nem que para isso você tenha que rever os seus valores, reaprender com a natureza e se adaptar as novas condições. O mundo muda, evolui e nós temos que acompanhar estas transformações e, como se diz, esta na hora de você rever os seus conceitos,  porque continuar pensando como antes e manter a mente fechada talvez seja o começo do seu atraso e o início do abismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?