Relação Chefe - Subordinado
Todo colaborador deve receber uma atenção individual e personalizada do seu chefe, visto as peculiaridades e características individuais, respeitando a maneira de ser, bem como o modo de enxergar e encarrar o seu ambiente de trabalho, saber ouvir suas opiniões, sugestões e até mesmo reclamações. Este tipo de tratamento serve de uma abertura, um canal de comunicação exclusivo, para que o colaborador possa expressar sentimentos relativos ao trabalho pessoalmente, coisa que não aconteceria em uma reunião ou em um encontro com o grupo, serve também para se criar um vinculo com o objetivo de possibilitar ao colaborador sentir-se respeitado e ouvido.
Um encontro individual deve ser previamente preparado levando-se em conta a finalidade, o objetivo e os resultados almejados. Deve-se também levar em conta as características individuais e, estar preparado para possíveis questionamentos e reclamações.
Estas reuniões devem ser sempre relacionadas ao trabalho, pertinentes as atividades realizadas pelo colaborador, as tarefas desempenhadas e assuntos específicos a atividade executada, evitando e excluindo assuntos e temas de ordem pessoal.
Um dos objetivos destes encontros tem como finalidade estreitar laços de trabalho, fortalecer e motivar o colaborador, sendo também uma forma de cria vínculos com a organização, no sentido de pertencer, participar e ser percebido como membro desta.
Ambos chefe e subordinado estão no mesmo barco e por isso o diálogo se fará no mesmo nível, na horizontal, havendo sempre respeito de ambas as partes e a conscientização de que a organização é uma só para todos os que dela dependem e se sustentam, e que todos, cada qual na sua especialidade, função e responsabilidade, deve trabalhar para o sucesso do todo, de qual todos dependem e fazem parte.
Um breve roteiro para preparo do encontro.
- Finalidade e propósito: O encontro é parte do processo para que o colaborador envolva-se com o seu trabalho dentro do contexto da equipe, grupo, unidade e organização, conscientizando-se com a importância e relevância da sua atividade para o sucesso da organização.
- Objetivo encontro: Orientar, revelar e diagnosticar possíveis falhas na execução das atividades, alinhar compromisso individuais, da equipe com os da organização.
- Assuntos a serem tratados: Relacionar em uma lista os diversos temas a serem abordados com o subordinado, ter um critério para priorizar e identificar a ordem de tratar os assuntos.
- Anotar as conclusões, ideias e sugestões : Anotar os compromissos assumidos, as expectativas relativas a cada tema abordado, os desdobramentos originados a partir da discussão de cada tema, as ideias que floresceram ou que foram sugeridas, além de visões e comentários feitos pelo colaborador.
- Conclusão, esclarecimento de dúvidas e de possíveis reclamações, queixas pertinentes ao trabalho: Para conclusão deve ser comentado algo sobre o desempenho do grupo, da unidade e da organização, revelar pontos positivos, avanços bem como deficiências e problemas relacionados. Estar aberto para o diálogo a fim de esclarecer quaisquer dúvidas bem como saber ouvir queixas e reclamações do colaborador.
Assuntos pertinentes de ordem pessoal devem sempre partir do colaborador, devendo o seu superior estar preparado e receptivo para ouvir o colaborador, mas nos casos, em que o colaborador apresente problemas de relacionamento com a equipe ou mesmo com o seu chefe, faltas injustificadas, atrasos rotineiros ou problemas de ordem emocionais, nesta situação, o superior deve procurar o colaborador para uma conversa pessoal para se iterar do problema, para que desta forma possam juntos encontrar uma solução e chegar a uma forma de resolver a situação. Não cabe ao chefe do subordinado atuar como psicólogo, e sim zelar pelo bom andamento do trabalho e as atividades relacionadas no recinto da organização. Se a organização oferecer algum serviço de apoio ou ajuda, o colaborador deve ser encaminhado para este serviço, devendo o chefe ser notificado por parte da unidade responsável pelo serviço.
Comentários
Postar um comentário