Segredo, Segurança e Confiança
Manter segredo é muitas vezes envolve uma questão de segurança e também pode ser um elemento importante da confiança, pois certas confissões podem se tornar um perigo de segurança pessoal, a planos, ideias e organizações, também pode ser visto como uma questão de confiança, por conta de se tornar públicas podem resultar em prejuízos, difamação, ataques e alteração de planos e metas. Segredos são laços, vínculos que unem partes interessadas em assuntos que somente a elas interessa e lhe diz respeito. Confiar e saber que segredos violados podem ser divulgados a fontes externas mal intencionadas, cujo o objetivo é obter tais confissões para fazer uso contra pessoas e entidades.
Segurança é saber proteger e guardar a confiança depositada, segura de violação e divulgação a fim de que ninguém faça mal uso do que se confiou e se quer manter em sigilo. Isto não quer dizer esconder a sujeira em baixo do tapete, mas sim proteger, assuntos, planos e objetivos que são estratégicos e são de fórum intimo e exclusivo, restrito a um contingente limitado de pessoas que se confiou. Se informações sigilosas, secretas e restritas forem divulgadas ou chegarem até pessoas ou organismos que tem por interesse fazer uso delas, tudo isto pode se tornar um grande perigo quanto a segurança pessoal e de organismos.
Confiança é uma questão de depositar confiança e acreditar em alguém, ou grupo de pessoas, algo especial, intimo e único, é tornar aquela questão parte integrante de um vinculo forte de amizade, respeito e apreciação. São coisas, aspectos, assuntos, interesses restritos, confidenciais e que devem ser tratados com seriedade e com respeito, muitas vezes são feridas, sentimentos, culpas que angustiam e que estão ali como um pesadelo que não quer sair e teremos que carregar conosco para sempre. Outras vezes são planos, metas e estratégias, bem como idéias que gostaríamos que fossem mantidos em sigilo, em segurança, geralmente confiança é uma questão de cumplicidade, envolve os dois lados, trocas de segredos é uma questão de confiança reciproca e um sentimento mutuo.
Comentários
Postar um comentário