A Tarefa de Administrar

A tarefa de administrar não é uma atividade simples e nem fácil, são necessários conhecimentos amplos sobre muita coisa, uma mente aberta para sempre estar aprendendo e muita flexíbilidade para se adaptar a novos modelos e métodos de trabalho, ter atitude diante das situações e das coisas percebidas, ser dedicado naquilo que se faz, muito empenho em empreender o seu trabalho, vontade de fazer melhor e bem feito, coragem em enfrentar e superar os obstáculos e, muita persistência a fim de terminar o que se começou, tudo isto são requisitos essenciais para se tornar um bom administrador.

A tarefa de administrar exige estar sempre antenado e ligado com o que esta ocorrendo a sua volta, na comunidade em que participa, no mercado em que a sua organização atua. Estar bem informado sobre tudo o que esta ocorrendo, através de leituras de jornais, revistas, noticiários na tv, publicações especializadas na área de administração assim com informações econômicas que impactam diretamente na sua atividade e ramo de atuação.

O administrador deve sempre manter um canal aberto de diálogo com a sua equipe para que lhe permita receber e transmitir informações, num fluxo constante, que possibilite e propicie a perfeita sintonia entre ambos, que as atividades estejam sempre alinhadas com a estratégia e o planejamento adotado, que haja harmonia na execução das tarefas, com o objetivo de realizar um trabalho em perfeita sincronia. Estruturar diversas maneiras de realizar o diálogo, através de instrumentos formais, como reuniões pré-agendadas, bem como consultas formais sem agendamento, em que pese a necessidade, a urgência de se corrigir rumos, esclarecer dúvidas e tomar decisões. Algumas reuniões tem um propósito claro e especifico de se tratar somente de definção critérios, discutir rumos, estabelecer objetivos, discutir estratégias e os planos de ação a serem adotados e implementados, estas reuniões ocorrem em períodos regulares, enquanto outras reuniões servem para se informar, discutir, rever e acertar o que já havia sido estabelecido, como o que deveria ser feito, também são reuniões rotineiras e se inserem naquelas primeiras.

A tarefa de administrar consiste em  planejarorganizarcoordenarcomandar e controlar segundo as definições de Fayol, saber usar o tempo de forma eficiente e a seu favor, sendo que este não deva ser rígido, mas flexível e adaptável. O tempo deve ser visto como fluído e não engessado, sendo a programação do tempo algo tido somente a titulo de parâmetro e marco de referência mas com variantes visto a imprevisibilidade dos acontecimentos.

Administrar é agir em prol das necessidades, das circunstâncias e do que foi planejado, tomar iniciativa e ir ao encontro de tudo o que é observado, percebido e entendido como necessário em ser realizado, administrar é fazer acontecer o que foi pensado. Administrar envolve interagir com seus pares, sua equipe, seus colaboradores e todos os que são envolvidos na evolução da tarefa a fim de dar vazão ao trabalho, da solução dos problemas e dos acontecimentos pertinentes ao seu circulo de influência. Comportamentos como equilíbrio, auto controle, atenção e dinamismo são essenciais, estar sempre atendo ao que esta ocorrendo ao mundo que o cerca, tendo como pano de fundo equacionar, resolver e encontrar respostas para os mais diversos problemas que se interpõe na administração.

A tarefa de administrar envolve muitas facetas de um todo concentrado em uma única finalidade de proporcionar desenvolvimento: desenvolvimento da organização; desenvolvimento pessoal; desenvolvimento de seus pares; e o desenvolvimento da comunidade em que esta inserido.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?