Uma Cultura de Melhorar Sempre

Tudo o que fazemos, realizamos e executamos o fazemos com uma finalidade, um propósito, um desejo de atender uma necessidade que foi percebida ou que é reclamada em função de problemas detectados, verificados ou situação crítica que poderá acarretar em grandes transtornos, danos, dificuldade e perigo a alguém e até a um contingente populacional expressivo. Diante deste cenário somos tomados em consciência da necessidade de fazemos algo, propor soluções, cobrar iniciativas, protestar e manifestar o nosso desejo que alguma coisa seja feita.

Se somos responsáveis e cabe a nós iniciar o processo do que deve ser feito, ou por estarmos sendo pressionados através de manifestações pelos mais variados meios que nos forçam a uma atitude, uma ação, com o objetivo de darmos início a algum processo, devemos responder na medida exata e proporcional, através de iniciativas a fim de fazer acontecer o que se espera.

Quando iniciamos o processo para fazer algo a fim de fazer acontecer devemos sempre em primeiro lugar realizar um levantamento do problema, da situação verificada e percebida a fim de estarmos bem informados e a par das necessidades percebidas. Propostas, soluções e iniciativas são esboçadas, cenários são desenhados, caminhos são traçados para que em uma fase seguinte optemos em realizar, através da escolha, a melhor solução que pareceu-nos ser ótima, ou que por hora, aquela poderia ser feita, atendida. Muitas são as razões que nos levam a optar por uma ou outra solução.

A partir do momento que começamos a fazer algo, executar e a realizar, após termos identificado e selecionado os meios e métodos para fazer, sempre devemos ter em mente de que indiferentemente de se já ter feito ou não isto antes, ou algo semelhante, devemos o fazer sempre melhor e o que nos parece ser melhor diate das nossas possibilidades, o devemos fazer com objetivo de melhorar, solucionar, de consertar aquilo que foi detectado pela necessidade de ser feito.

O que devemos e estar sempre conscientes, é que se é para fazer algo, que seja feito para que o problema desapareça, seja solucionado, se havia defeito que o mesmo seja consertado, se estava errado que o mesmo seja corrigido e o que se esta tentando fazer é o melhor.

Muitas vezes quando fazemos e realizamos algo com base em nosso conhecimento, nossa experiência ou baseado em experiências semelhantes, o que no futuro poderá nos mostrar ter sido feito pouco ou insuficiente, e que na época parecia ser a solução ideal e acertada, com o tempo, mostrou ser insuficiente e que novos problemas surgiram em decorrência de não ter sido feito e enxergado o todo, daí a atenção e a preocupação em sempre que tiver que ser feito algo, o faça com visão de futuro, prevendo ou tentando prever problemas e necessidades posteriores, bem como futuras demandas. É sempre preferível pecar pelo exagero previsível, pelo excesso de contingente, do que pela escassez problemática, já prevendo uso futuro.

Melhorar sempre é sim fazer bem feito o que não existe ou se quer consertar olhando para o futuro, fazer melhor o que já existe, aprendendo com o passado e seus ensinamentos, e criando o que não existe mas é previsível, atendendo as necessidades do amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?