Percepeção Pessoal

Uma coisa é a maneira como você percebe as coisas e as vê, a outra maneira é como os outros, as pessoas percebem as coisas, veem você e possuem uma imagem sua. Uma coisa é você achar que pode, que consegue, que é possível ocupar um espaço, desenvolver a habilidade e ser eficaz em fazer algo, outra coisa é você efetivamente estar ocupando tal espaço e ter que lidar diariamente com aquela realidade. Existem muitas nuances, detalhes, vivências e percepções que serão necessárias, mas nada que uma atenção redobrada, cautela e inteligência não resolva. Mas é preciso mergulhar aos poucos, entrar devagar na água, para ir se ambientando, para que se possa ter uma noção do que esta a sua volta, do todo envolvido e da dimensão e abrangência de sua influência, poder e competência. Estar focado, definir seu escopo de atuação e ter sempre na mira os objetivos almejados, as metas a serem alcançadas, bem como ser altamente profissional em sua atividade e tarefas a serem desempenhadas, feito assim, isto tudo lhe renderá uma imagem de um individuo dedicado, comprometido e trabalhador, pois esta deve ser a percepção que os outros devem ter de você no trabalho, qualquer outra avaliação fora do contexto da atividade que você exerça, incluindo opções de vida, origens, opções sexuais, opções relativas a escolhas de ordem pessoal e que não interfiram no comprimento do seu dever, devem ou deveriam ser insignificantes e desprezadas, pois você esta em um ambiente de trabalho, foi contratado para trabalhar e cumprir o seu papel no contexto da organização.

Claro que é preciso estar atento e se adequar as regras gerais de comportamento e convívio social dentro do ambiente de trabalho, para que você não se torne nocivo e prejudique o andamento das atividades, tanto sua quanto dos outros colaboradores neste ambiente. Seguir regras simples de etiqueta e educação, assim como um pouco de conhecimento e prática de atitudes que visem o respeito no tratamento com os outros, são fórmulas que lhe garantiram ser aceito ao grupo, pois todos estão sob o mesmo guarda chuvas e estão sujeitos as mesmas leis.

O mais importante é estar sempre ligado, atento para não cometer deslizes e que com certeza sempre haverá alguém que perceberá e fará uso deste suposto mau comportamento de forma a lhe prejudicar. Por mais tolerante que seja um ambiente de trabalho a diversidade, a aceitação do diferente e o incentivo a olhar o outro sem preconceitos, com respeito, existe o problema da mesquinhez do ser humano, pessoas que esperam a oportunidade certa para puxarem o tapete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?