Planejamento Estratégico

A implementação de qualquer estratégia nas empresas deve ser feita com a participação de todas as unidades da organização, envolvendo toda a estrutura hierárquica de cima para baixo "top-dow" de forma que todos participem e estejam concientes das suas responsabilidades e objetivos, devendo cada unidade, cada setor, cada gerente de área em que esta lotado, buscar a participação e o envolvimento de todos que estão sob sua responsabilidade.

A forma de se fazer isto é que deve ser cuidadosamente planejada e executada tendo sempre sob controle o direcionamento e a condução do que foi planejado e, cobrar sempre toda e qualquer atividade que os colaboradores executem, que seja feito com a atenção ao planejamento estratégico e as diretrizes acordadas com todos. Como deverá ser feito todo o processo e a forma de ser implementado, tem que seguir um método rigoroso com acompanhamento e controle em períodos regulares e constantes, tendo que cada unidade, cada setor, registrar os avanços e progressos realizados e implementar um processo de aferir o nível de melhoria e progresso nos resultados alcançados, medindo a evolução dos acontecimentos e das ações implementadas. Assim a área  responsável pela estratégia geral e mais abrangente da organização analisaria a situação atual buscando conhecer os pontos fracos, as fraquezas, os pontos fortes, as forças, as oportunidades existentes no mercado, as oportunidades, as ameaças existentes ao negócio, as ameaças, as deficiências internas e os problemas existentes, as restrições de mercado e os obstáculos a serem superados, bem como as ações a serem implementadas, também especificaria as diretrizes e os objetivos gerais e as metas que devem ser alcançados e em que tempo, estes direcionamentos devem ser passados para as áreas internas, a fim de que cada uma, a seu nível e função dentro do contexto da organização e do escopo do que foi proposto aborde e também defina seus objetivos e metas, no contexto dos objetivos e metas gerais estabelecidos para a organização.

Todo o processo pode e deve ser acompanhado através de registro e monitoramento por software, que controlaria todo o desenvolvimento da estratégia devendo cada responsável por sua unidade registrar os avanços a fim de que as metas sejam cumpridas. Nas diretrizes gerais do planejamento devem estar especificados, cada meta e bem como a forma com que será implementado a ação para que seja alcançada, ou seja, se um objetivo é que toda a organização trabalhe na mesma sintonia quanto ao tratamento e atendimento aos clientes externos e internos, no que diz respeito a forma de se abordar, de se dirigir, de negociar, de se relacionar, todas estes objetivos devem ser devidamente especificados e o que se espera como resultado, e para quando se quer que estes resultados sejam alcançados, bem como se houver necessidade de treinamento e outras formas de envolvimento para que aja total engajamento de todos na organização, estes deverão ser especificados para que todos em todos os níveis da organização tenham conhecimento do que foi proposto, da forma como será implementado e os resultados que são esperados. 

Reuniões periódicas a fim de posicionar e informar a equipe e os envolvidos devem acontecer para que estes tomem conhecimento do que esta sendo feito, o que já foi feito, o que cada um deve fazer, o que se espera daqui para frente, assim como divulgar os resultados através das medições que foram feitas para que se percebam os avanços, e aonde estamos, se bem ou mal diante do que se esperava. 

O alinhamento com as diretrizes estratégicas da organização deve ser total e por isto cada unidade, cada setor, cada gerente, cada colaborador deve participar e ser envolvido, tendo cada um a sua cota de responsabilidade diante dos resultados estabelecidos e esperados, somente assim poderemos lograr êxito, além de criar um ambiente sinérgico com o envolvimento de todos na organização.

Desenvolvendo uma estratégia em passos


O primeiro passo é construir uma visão, um posicionamento sobre aonde você gostaria de estar, o que você gostaria de estar fazendo e como gostaria de estar sendo visto pelos seus clientes e concorrentes. A visão é fundamental para que se tenha objetivos, uma meta a ser perseguida, um norte a ser atingido.

O segundo passo seria conhecer o mercado em que você esta atuando, como você é percebido pelo mercado, pelos concorrentes e qual é o seu posicionamento atual, aonde você está. O importante nesse passo é conhecer aonde você esta e quais as razões para que você esteja ocupando a posição atual. Por quê você esta aqui e não na dianteira ou mesmo atrás, quais são suas vantagens competitivas atuais.

O terceiro passo é identificar os impedimentos, os obstáculos e entraves que impedem que você realize a sua visão. Conhecer profundamente cada entrave é fundamental para que você tenha consciência dos riscos envolvidos e das dificuldades em avançar. Nesse passo o mais importante é identificar todos os obstáculos que terão que se removidos para que você avance quanto a realização da sua visão.

O quarto passo é buscar soluções, ter ideias, trabalhar duro para superar os obstáculos, retirar os entraves, trabalhar suas deficiências e suas limitações, que estão impedindo que você avance. O importante é trabalhar uma coisa por vez, não atropelar, não dar uma passo maior que a perna. Siga cautelosamente e seja prudente, mas sempre avance, caminhe em direção a sua visão. Esta é a fase de remover e transpor barreiras, encontrar soluções para resolver os problemas, usar a inteligência.

Estratégia: São ações previamente planejadas com o objetivo de que determinado resultado seja produzido, e dependendo do resultado, novas ações são implementadas com o objetivo de ampliar o resultado, mudar o rumo ou mesmo corrigir e alterar o resultado. As ações ou conjuntos de ações se sucedem, numa disposição sequencial e paralelas a fim de produzirem o efeito desejado.
Estratégia é portanto seguir em determinado rumo, através de ações pensadas, a fim de se chegar a um objetivo estabelecido. 

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