Regras, Normas e Procedimentos
Regras, normas e procedimentos, quase sempre em todo negócio ou atividade existem regras, normas e procedimentos a serem cumpridos e seguidos, isto faz parte da organização interna e tem como finalidade disciplinar o andamento de tudo, são editadas por meios de normativos e instruções internas de como fazer, seguir e respeitar. São partes integrantes da forma como devem ser feitas e realizadas cada atividade ou documentação de orientação de como fazer. Estes procedimentos e normas disciplinam o andamento das atividades, o funcionamento da organização, são entregues ou apresentadas ao colaborador no início de sua entrada na organização e durante a sua permanência nela. Geralmente são regras e normas aplicadas a toda organização, de forma democrática e transparente, são procedimentos que servem de guia para o bom andamento das atividades internas ou das relações dentro da organização com o mundo externo a fim de padronizar, disciplinar e apresentarem a organização ao ambiente externo.
Representam a marca, a identidade e são singulares a própria organização de forma a mostrarem para o público, quem somos e como fazemos as coisas aqui, é a maneira própria de se ver e dizer como achamos que devem ser feitas as coisas, é a visão e a interpretação de um mundo melhor, diante do contexto da organização. As organizações não se prestam somente a produzir e gerar lucro, mas também em contribuir, ajudar, participar e melhorar o mundo em que vivemos.
Regras, normas e procedimentos norteiam a maneira de como a organização realiza suas atividades internas e externas, a maneira como deve proceder com seus colaboradores e como procede com o seus clientes, fornecedores, a comunidade em que esta inserida, os órgãos políticos e seus concorrentes, para poder direcionar suas atividades, seu negócio e seu posicionamento no mercado em que atua. Funcionam como se fossem a expressão do seu caráter e como é a sua personalidade regida por instruções de como proceder e se comportar no contexto do mundo dos negócios, devem seguir e se orientar por critérios discutidos e estabelecidos pelos seus proprietários e sócios. É o regimento do negócio muitas vezes idealizado e aperfeiçoado pelos seus fundadores que caracterizam um modo todo particular de se encarar e se fazer negócios no ramo em que atua.
Comentários
Postar um comentário