Tecnologia da Informação nas Instituições Financeiras

A aplicação intensiva da tecnologia da informação nas instituições financeiras é uma regra e não somente uma instância de negócios em que tem se na tecnologia mais uma opção de negócio, na verdade a tecnologia esta tão presente na atividade bancaria através dos diversos canais de acesso a atividade financeira que não se pode mais distinguir banco físico com banco virtual, pois até mesmo dentro das agências e unidades de negócio dos bancos os acessos aos canais virtuais estão disponíveis, assim é possível dentro de algum tempo com a surgimento e lançamento de novas tecnologias como o pagamento através de aparelhos celulares, em que a interface nos atuais caixas eletrônicos se pareçam mais com um site da internet do banco do que como hoje o conhecemos, pois a tendência seria a troca do dinheiro em papel pela moeda eletrônica, cujas facilidades são evidentes não somente no quesito transporte e manuseio como também em relação a segurança, as transferências, os pagamentos, os débitos e também os créditos serão realizados de forma eletrônica envolvendo as novas tecnologias, embora isto não signifique a ausência de contato humano, ou mesmo a necessidade de negociação entre clientes e o agente bancário, estas duas figuras sempre existirão e continuaram a ser a principal peça neste mundo de negócios, pois alguém quer emprestar, aplicar, financiar ou investir enquanto do outro lado sempre haverá alguém disposto a negociar melhores taxas, a oferecer melhores produtos e serviços em condições melhores, mesmo que este mundo fique totalmente exposto em relação a oferecer vantagens competitivas apresentadas virtualmente, sempre existirão negociadores e pessoas entrando em contato, mantendo relações e oferecendo benefícios e vantagens para seus clientes. 

A tecnologia tende a ser utilizada mais intensamente a medida que facilita e ofereça recursos de interação amigáveis e de uso seguro, se não for o celular o aparelho a ser utilizado como forma de pagamento, de transferências e recebimentos, será um outro equipamento qualquer, mas inegavelmente a forma de interação que fazemos com o banco hoje será modificada brevemente, novas tecnologias estarão aí para substituir as existentes, mas nunca modificarão a relação banco x cliente, e sempre um cliente irá querer saber com quem esta negociando, quem está por trás de todos aqueles sistemas estáticos no sentido de não serem humanos, como irá o cliente apertar a mão, receber um sorriso, e receber a atenção que gostaria de uma máquina, pois um equipamento hoje e amanhã outro, mas quem está ali representando a entidade banco sempre será uma pessoa e nunca uma máquina, um software ou alguma nova tecnologia.

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