Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário tem por objetivo a destinação de recursos financeiros atendendo as necessidades previstas para desembolsos de qualquer organização em relação a um novo período ou ciclo temporal de sua atividade. Anualmente muitas organizações elaboram seus planejamentos orçamentários para o ano seguinte, tendo como base o ano vigente e novos projetos que serão contemplados neste orçamento, são despesas previstas em relação a pagamentos de pessoal, de aluguéis, de taxas públicas, de impostos, pagamentos de juros e dívidas, despesas de manutenção, despesas com publicidade, despesas com transporte, despesas com materiais, despesas com viagens, despesas de investimento em móveis, máquinas e equipamentos e é claro despesas em relação novas instalações, novos negócios, também se prevê uma brecha para despesas não previstas ou que se façam necessárias diante dos acontecimentos futuros. O planejamento orçamentário tem por objetivo controlar o orçamento em vistas a não gastar mais do que se previu, bem como disciplinar gastos e organizar as finanças de uma organização, embora em razão de circunstâncias adversas ao orçamento, este pode ter que ser extrapolado, mas quando isto acontecer, haverá a necessidade de justificar tais desajustes para que não se faça planejamentos sem a obrigação de cumpri-los. Em economias estáveis havendo controle inflacionário e os juros da economia estando em patamares aceitáveis, o planejamento pode e deve ser cumprido a regra, pois não se justifica gastos acima do que se previu, mas quando o ambiente econômico já não favorece tanto, as coisas tendem a fugir do controle, tem-se no planejamento orçamentário uma forma de garantir a manutenção da atividade econômica da organização no ano seguinte, sempre tendo como parâmetro o ano vigente, podendo haver tolerância de um pequeno percentual, para mais ou para menos, em relação ao passado, pois nada é estático e os custos podem aumentar por fatores diversos e alheios a vontade da organização.

A confecção do planejamento deve sempre levar em conta a previsibilidade de caixa, o quanto se espera obter como entrada por recompensa da atividade econômica da organização, se são esperados aumentos nas vendas, ou mesmo que os resultados sejam superiores ao ano anterior, o orçamento deve levar este incremento em consideração, pois a medida que se impulsiona o crescimento organizacional também haverá aumento das despesas, embora seja sempre premissa aumentar a lucratividade com consequente diminuição das despesas, pois se ganha em eficiência organizacional, em escala de produção, em performance na obtenção dos resultados, tendo visto os investimentos em tecnologia, em inovação, em novos produtos, em melhoria dos processos e conquista de novos clientes e mercados.

Seguir com certo rigor ao que foi planejado fará com que se busque sempre melhorar o orçamento e enquadrar o orçamento dentro de uma certa previsibilidade no futuro, exigindo dos planejadores a máxima atenção e a preocupação em não se descuidar das despesas, pois geralmente quem planejou será responsabilizado pelos seus resultados e consequências, um planejamento mal elaborado, com falhas em que despesas que deveriam ter sido incluídas foram deixadas de fora ou que se elaborou um planejamento com um orçamento muito acima do necessário, poderá fazer falta a organização, pois poderiam ter sido investidos recursos de uma forma mais eficiente e que acabaram sobrando ou faltando dependendo do caso.

Uma grande corporação que possuí inúmeras filiais, empresas controladas, participações em empresas e muitas unidades departamentais deve planejar o seu orçamento de forma a contemplar todas estas divisões, sendo que cada unidade deve incluir no planejamento as suas necessidades, assim, tem um planejamento abrangendo  toda a corporação, em que cada uma das unidades faz o seu planejamento incluindo as suas necessidades orçamentárias, até que se estabeleça um todo abrangente da organização, mesmo aquelas unidades em que não possuem autonomia financeira, devem incluir as suas previsões de gastos para o ano seguinte, sendo que algumas informações são destinadas a serem incluídas somente pelo núcleo central da organização quando a abrangência é pertinente a toda organização.


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