Plano de Metas - Organização

Elaborar um plano de metas para que se sejam delineados os rumos e os pontos a serem seguidos e atingidos, tem como propósito marcar e especificar aonde se quer chegar, desta forma, um plano de metas serve para que tenhamos lançado uma série de pontos que devam serem observados a fim de que consigamos avançar e chegar a uma posição melhor, de forma organizada, planejada e visando sempre superar e melhorar nossa posição. As metas podem ser definidas em função dos problemas hoje enfrentados, das deficiências detectadas, das carências percebidas e das necessidades elencadas ou como forma de criar e desenvolver um novo ambiente, uma nova infraestrutura e uma nova proposta em relação a uma situação percebida. Um bom plano de metas deve contemplar uma série de ações, que devam ser realizadas para que possam ser atingidos as metas especificadas, sendo que as metas são pontos e marcações em uma linha de trabalho, tendo como objetivo, organizar e planejar um caminho a ser seguido, de forma que, ao ser atingido uma meta por serem cumpridas todas as ações, seguindo uma sequência e estando em consonância com a linha de trabalho delineada, para com isto, podermos ter à meta como sendo dada como atingida, para depois serem trabalhados os demais pontos e marcações delineados e poder perseguir novas metas. As metas que ficarem com pendências ou não forem concluídas em termos de serem executadas todas as ações, não podem ser dadas como atingidas e superadas, enquanto que metas são somente pontos organizados para que sejam buscados alcançar através de ações, em uma marcação linear, os objetivos desejados em razão de um planejamento, podendo ser feito um planejamento em linha, em uma sequência de metas a serem buscadas, alcançadas e atingidas, bem como, superadas. Quando houver uma grande complexidade em relação as ações envolvendo metas, estas podem ser dividas, separadas e agrupadas em metas macros e metas micros, para que possam ser categorizadas em grupos, e assim possam ser trabalhadas simultaneamente por equipes em diferentes estágios de desenvolvimento, como também em diferentes frentes de atuação, sendo que cada grupo de metas pode ser categorizada em uma meta macro, para que possam serem trabalhadas sem que dependa de outras metas do mesmo grupo ou categoria, e que somente pode ser dado como concluído uma meta macro, quando todas as metas micros, forem atingidas e superadas.

As metas elencadas para serem atingidas devem ter um prazo e uma data para serem concluídas, um prazo que possa permitir que todas as ações, que devam ser realizadas, sejam concluídas e possam determinar o atingimento da meta, devendo o tempo ser determinante quanto a definição de uma meta, de forma que, o tempo se torne um cronograma de execução de ações, e com isso, saber quanto tempo deve ser dispensado para alcançar e superar uma meta. Um plano de metas só poderá ser implementado, se for acompanhado de um plano de ação, sendo que cada meta deve ter definido, especificado e detalhado qual será o seu plano de ação, ou seja, como será atingido aquela meta, quais serão as ações que serão postas em prática para que a meta seja atingida e tida como concluída. Um plano de ação serve para descrever como serão executadas as ações para  atingir a meta. Todas as metas devem ser acompanhadas através de um controle para que possam ser mostrados em que fase de desenvolvimento e mesmo em qual estágio que se encontra em relação ao processo de fazer cumprir e atingir a meta, este controle deve indicar e mostrar através de uma situação, o status da meta, assim uma meta em desenvolvimento poderá estar com o status de: pendente; iniciada; interrompida; paralisada; ativa; e encerrada. e o estágio poderá ser definido como em: espera; em análise; em aprovação; em preparação; em planejamento; em desenvolvimento; em teste; em homologação; em aceite; e concluído. de forma que, poderá ser administrado, controlado e acompanhado por quem precisa controlar e tem interesse em saber como esta o andamento de execução de cada meta em relação ao plano de metas, ao seu status e ao seu estágio de execução.

Um plano de metas deve ser acompanhado por uma equipe responsável em fiscalizar e fazer cumprir as metas estipuladas, esta equipe teria o encargo de verificar e acompanhar o desenvolvimento do plano de metas e também do plano de ação, seriam responsáveis por cobrar iniciativas, por acompanhar, por fiscalizar e interferir quando for o caso, isto quando observados problemas quando ao inicio do cumprimento da meta, em observância as exigência de qualidade na execução das ações que devam ser realizadas e atingidas para cumprir as metas, e com isto também controlar tempo e o cumprimento das metas. Esta equipe será a maior responsável por fazer valer o que se propôs como meta. As metas e o Plano de metas devem descrever o que é contemplado em termos de qualidade e o que se espera como resultado ao término de cada meta, de cada ação, são as imposições, as determinações e os requisitos de satisfação e qualidade quanto a conclusão das metas, para que estas sejam atendidas em conformidade com os requisitos e para que se possam efetivamente dar como concluída uma meta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?