Comunicação profissional nas empresas

A comunicação entre colaboradores e superiores hierárquicos nas organizações empresariais tem que sempre serem feitas da forma mais clara, transparente e aberta possível quanto aos assuntos pertinentes ao trabalho, tem que haver abertura e proporcionar um canal livre de interferências para não permitir interpretações fora do contexto ou possibilitar que a mensagem seja alterada, pois na ausência de uma fonte de informação confiável, os funcionários irão criar meios artificiais para se comunicarem, através de canais não oficiais, o chamado rádio corredor, aonde todo o tipo fofoca e desinformação poderá ser divulgado, gerando um clima de desconfiança quando a veracidade e credibilidade destas informações, estes canais alternativos não oficiais, se utilizados, servem mais para gerarem mais dúvida do que esclarecer, e de forma alguma podem ajudar ou contribuir para o sucesso da organização, já que quando utilizado estes meios, eles visão justamente provocar uma reação de quem recebe tal informação, podendo até criar um clima tenso e de desconfiança, se esta for a intenção, então estes canais alternativos são uma ótima opção, agora se o que se quer é criar um ambiente de confiança e de credibilidade, tem que sempre buscar utilizar canais oficiais em que a comunicação seja feita de forma direta, franca e honesta, objetivando gerar confiança e não desconfiança. Pessoas querem acreditar na organização e não em informação recebida por fontes não confiáveis, se estas começarem a exercer um papel importante na estrutura da empresa, pode ser que a empresa tenha perdido o controle quando a sua capacidade de fazer com que os funcionários acatem e sigam as informações oficiais, pode ser que existam pessoas interessadas em divulgar e disseminar todo o tipo de boato com finalidades obscuras e objetivando proveito próprio. 

Os canais mais apropriados serão sempre através de reuniões em que o superior imediato deve informar os seus colaboradores do que a organização tem a informar, e que estas informações sejam transmitidas num processo de extremo envolvimento com todas as áreas da organização, seja por meios de informes impressos oficiais ou meios eletrônicos como a internet, que além de cumprirem com a função de dar credibilidade ao que o superior tem a informar, eles serão a confirmação do que tem a dizer a organização,  um canal é a fala do superior e o outro é um meio impresso ou eletrônico confirmando o que foi informado. São dois meios de comunicação que se complementam e se completam, um sendo informado por quem tem que fazer valer o que a organização definiu, decidiu e informou e o outro como um meio seguro de fazer valer o que a organização determinou e passou aos seus gestores, desta forma os colaboradores sentirão seguros do que a organização tem como diretriz no desenvolvimento do seu negócio, criando um ambiente em que gere confiança e credibilidade, dando meios para que seus funcionários exerçam suas funções e desempenhem suas atividades em concordância com a organização e não somente com o seu superior imediato, pois a organização é maior do que somente a soma das suas partes, um funcionário dedicado, talentoso e habilidoso sabe que amanhã poderá ser ele a estar na função de comando e liderança.

O DOCI - diário oficial de comunicação interna seria um canal de informação disponibilizado pelas organizações para poderem oficializar tudo o que tem a empresa a dizer e comunicar aos colaboradores e funcionários, sendo um meio confiável e seguro de que todas as informações cheguem a quem deva ser endereçado a informação, tendo um papel importante como um canal em que a empresa e os funcionários possam ficar a par dos acontecimentos internos, funcionando como um meio para se evitar informações destorcidas, falsas e mal comunicadas.

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