Sair a Campo - Conhecendo a Realidade
Para conhecer a realidade das coisas de como elas acontecem e funcionam, como são realizadas as atividades, o atendimento e os mecanismos que estão por trás dos processos que envolvem a produção de algo ou a prestação de um serviço, temos que ir aonde tudo é realizado e ver como as coisas são feitas, como elas acontecem. Ver, conhecer e experimentar a realidade de tudo, só assim teremos noção das coisas quanto aos seus problemas, suas dificuldades, saber como tudo é feito, de que modo é feito, quem faz e por que faz deste modo, só desta forma poderemos estar a par de algo que não conhecemos ou não temos noção de como é realizado, neste caso temos que ir na origem para conhecer. Se queremos mudar a realidade das coisas com o propósito de melhorar ou corrigir e não temos noção de como as coisas funcionam, não há outro jeito a não ser arregaçar as mangas e por a mão na massa, ir aonde tudo acontece para perceber como são as coisas, observar como as pessoas trabalham e lidam com suas tarefas, entender como é a rotina de tudo para que funcione desta forma.
Qualquer iniciativa legitima e de boa vontade que se tenha visando que algo seja melhor terá que em primeiro lugar conhecer o local, as instalações, os problemas, as necessidades e as dificuldades, muitas vezes as pessoas que trabalham nestes locais estão a tanto tempo fazendo algo e tão acostumadas que as coisas sejam feitas de um certo modo que já perderam o discernimento critico visando melhorar os processos e a execução de algo, neste contexto, pessoas vindas de fora contendo outras experiências cujo o olhar é critico, percebem muitas coisas que poderiam e deveriam serem melhoradas, trazendo consigo uma bagagem de conhecimentos e experiências que fazem toda a diferença quanto o assunto é propor melhorias em algo. Mas sem um minucioso levantamento de tudo e tendo sentido na pele como são as coisas, não se pode conhecer e querer mudar algo.
Ouvir das pessoas que lidam com a tarefa diariamente, que conhecem os problemas e as dificuldades enfrentadas e atender as demandas para que conheçamos a realidade e possamos identificar as necessidades para que se possa sugerir e propor soluções na tentativa de resolver qualquer questão a respeito. Para muitos assumir responsabilidade ou uma atribuição é mais uma questão de posição sem o compromisso e relação com propósito, assume-se mas sem a vocação para tal, pois não se tem o preparo para a função. Administrar é acima de tudo fazer acontecer e sempre visando melhorar. Todo administrador tem que ter um propósito com a finalidade de arrumar, cuidar e melhorar para que tudo funcione bem da maneira correta.
Existem diversos meios que dispomos para conhecer a realidade das coias, uma é ir pessoalmente a campo ou ter uma equipe especifica e com esta função de olhar, perceber, experimentar, sentir e registrar tudo para que depois possas classificar, categorizar e contabilizar os resultados permitindo desta forma conhecer todos os aspectos evidentes na sua exatidão, podendo desta forma sugerir as melhorias e mudanças necessárias. Outra meio é obter o conhecimento através de questionários, entrevistas com os usuários do serviço, com os funcionários que executam a atividade, com clientes , permitindo saber através da opinião destes o sentimento a respeito do serviço, do atendimento, das instalações e do produto, dependendo do caso.
Sem saber como é a realidade de como as coisas funcionam, sem ter ideia de como tudo acontece, não tem como saber o que deve ser melhorado, de nada adianta ficar sentado numa mesa de escritório recebendo relatórios e indicadores se não temos noção de como as coisas funcionam e acontecem. Ir a campo é a maneira de saber, conhecer e enteder de que forma acontecem as coias, para que desta forma possamos implementar melhorais, atendendo as necessidade e satisfazendo desejos.
Comentários
Postar um comentário