Código de Conduta
Em muitas circunstâncias na vida iremos nos deparar com situações em que teremos que fazer escolhas e optar por uma caminho ou outro, seguir uma direção, um caminho, esta direção ou rumo que tomamos depende de nossas decisões, somos nós os responsáveis por fazer escolhas e decidir por onde trilhar, mas sem um bússola interior que nos oriente e em que possamos consultar para saber em qual norte apontar, poderemos ter problemas em fazer as escolhas certas isso quando não seguimos a manada, sim a manada segue alguém, só que este alguém nem sempre é uma pessoa que esta indo na direção certa, fomos atrás da manada e deixamos nos levar, nos levar pelo caminho errado, quando percebemos já é tarde e estamos num beco sem saída. O importante que desenvolvamos esta bússola interior para que em momentos difíceis saibamos apontar para o norte verdadeiro e não nos orientemos pela manada. Um código de conduta serve para isso, serve para nos servir de bússola e de parâmetros quando tenhamos que fazer escolhas, decidir por seguir algum caminho, quando tenhamos que optar por onde pisar. Que cada um desenvolva a sua bússola e que ela sempre o guie para o seu norte.
Regras de Conduta
- Errar é humano e ninguém esta livre de errar e cometer erros, sempre que agir você estará propenso a errar, o risco pode ser mínimo, mas sempre haverá um risco, como seres humanos somos críticos por natureza, mas criticar a fim de prejudicar alguém sem conhecimento de causa pode ser tão danoso quanto agredir alguém. Evitar criticar pessoais em publico principalmente quando não temos conhecimento de causa.
- Segunda chance é dar a alguém que errou a possibilidade de se corrigir, de acertar e aprender com os erros, todos nós estamos propensos a errar, por isso mesmo merecemos sempre uma segunda chance, e se o erro é o ato da aprendizagem, que tenhamos muitas segundas chances para erros diferentes, nunca para o mesmo erro, pois isso indica que a pessoa não aprendeu com o erro.
- Respeito indistintamente a todos como princípio, por que nem todos tiveram a chance e a oportunidade de trilhar um caminho sem espinhos e pedras, a realidade que os cercou era cheia de dificuldades e obstáculos, por isso, a pessoas são o que são e fizeram o que fizeram, havia razões para isso que muitas vezes desconhecemos, sempre respeitar as pessoas.
- Comprometimento em não cometer o mesmo erro, que sirva de lição e aprendizado, que sirva de alicerce e crescimento pessoal, fortalecimento do caráter e mudança de comportamento.
- Educar para aprender, pessoas que erram com frequência devem aprender que todos devem ter o direito de evoluir, de oportunidade, de justiça e dignidade de uma vida melhor, estas pessoas tem que aprender a não errar.
- Confiança, uma vez criado um vinculo de ligação entre as partes, é preciso haver responsabilidade quanto ao vinculo, respeito a relação e confiança mutua.
- Coragem para enfrentar os desafios e as ameaças, coragem para seguir em frente e coragem para não desistir, sem coragem para decidir e agir as coisas não mudam e continuamos do jeito que está.
- Paciência, saber esperar, dar tempo ao tempo, permitindo raciocinar melhor, obter mais informações, conhecer melhor a situação, para não se precipitar e ser imprudente. Prudência e calma devem ser normas e regra geral para não trocar os pés pelas mãos.
- Persistência, não desistir diante dos primeiros obstáculos, ter firmeza de caráter, de conduta, que viabilize sua insistência, justificando suas razões e motivos, é preciso estar embasado em argumentos e fatos para ser persistente, se não for assim, talvez você esteja dando murros(socos) na água.
Comentários
Postar um comentário