Qualidade

Qualidade somente pode existir após cumprido certas exigências ou atendendo algumas necessidades básicas que são primordiais e dizem respeito as instalações físicas e a infraestrutura necessária para se produzir, realizar ou desempenhar qualquer atividade. Sem instalações adequadas e preparadas para que se possa desenvolver, produzir, desempenhar, criar ou realizar algo não haverá as condições necessárias para que se faça algo com qualidade. O mesmo se refere a infraestrutura que é necessária para realizar ou produzir algo com qualidade, sem um ambiente adequado, contendo todo o aparato necessário e disponível no contexto de se desempenhar uma atividade qualquer, dificilmente se produzirá algo com qualidade, somente em casos específicos, talvez  como artistas e artesões, mas mesmo estes precisam de materiais e instrumentos para desempenhar suas atividades. As instalações e a infraestrutura são elementos básicos e necessários mas não a garantia de que algo seja feito, produzido e realizado com qualidade.

 Em uma escola em que não há salas de aulas com todos os instrumentos necessários para se dar uma aula, com salas equipadas com carteiras, quadro negro, giz, iluminação... etc ou seja salas de aulas adequadas ao ensino e aprendizagem, além de toda a infraestrutura necessária na escola, não há como se produzir uma educação com qualidade. Agora tendo todo estes requisitos básicos sendo satisfeitos e não havendo preocupações em ensinar e transmitir o conhecimento, as instalações e a infraestrutura deixa de ser um obstáculo ao ensino de qualidade. Mas somente instalações bonitas, organizadas e preparadas para proporcionar um ambiente correto para se oferecer um ensino de qualidade não bastam, pois sempre temos que ter em mente o foco, o objetivo de significado e de propósito, que no caso da educação é formar e preparar os alunos no quesito educacional para se tornarem cidadãos do mundo, que além de uma infraestrutura básica há a necessidade de se pensar no conteúdo e na forma de se educar. Exemplos similares podem ser direcionados para esportes ou qualquer atividade profissional em que pese dar não somente os instrumentos mas a preparação para se desempenhar a atividade.

Todo um pensamento holístico e integrado deve ser pensado quando se deseja realizar algo com qualidade, não somente atendendo requisitos mínimos e necessários ao desempenho de uma atividade, tem que se pensar em um amplo aspecto de coisas que envolvem desde apoio, incentivo, motivação, avaliação, monitoramento, acompanhamento e cobrança relativos a todas as atividades relacionadas implicadas na questão especifica. A grande maioria das coisas complexas produzidas envolvem um cadeia de relações e dependências mutuas que devem convergir seus esforços ao propósito e significado da atividade, sem a consciência da importância do papel que cada um tem nesta cadeia de relações, bem como ter a disposição todos os instrumentos necessários, infraestrutura adequada além de preparação para desempenhar a atividade, não há como produzir algo com garantia de qualidade.

Qualidade envolve três vertentes que devem ser atendidas, uma é o ambiente adequado incluindo instalações, instrumentos e a infraestrutura preparada para se realizar, desempenhar, produzir e criar algo, a segunda vertente diz respeito às práticas, aos métodos, a atividade, tarefa, os controles e as funções, já a terceira vertente diz respeito a atender as necessidades, desejos e aspirações que são o objetivo final de tudo o que fazemos e, sempre será o foco de nossas atenções, que são os clientes, os fregueses, os alunos, os atletas, a comunidade, os cidadãos e a quem interessar em adquirir, comprar, usar, atender, assistir e que esteja envolvido com a finalidade e propósito do objetivo final. Se não atendermos estas vertentes de forma satisfatória consequentemente não estaremos fazendo algo com qualidade.

Qualidade é tudo aquilo que representa alguma coisa bem concebida, bem projetada, bem elaborada, bem organizada, bem administrada, bem-feita, bem apresentada, que atende a determinadas especificações e satisfaz, assim, as necessidades de produtores, prestadores de serviços e clientes. Podemos dizer que a qualidade de um produto ou de um serviço é medida pelo conjunto de características capazes de atender às necessidades implícitas do cliente. As necessidades implícitas dizem respeito ao que o cliente espera ou deseja, portanto, não estão especificadas em nenhum documento. Elas se relacionam a aspectos subjetivos ligados ao modo de pensar e ao modo de ser de cada cliente, ao seu sensos de observação e senso crítico, ao seu gosto e à sua realidade. Enfim, as necessidades implícitas têm a ver com aspectos pessoais, próprios de cada indivíduo ou de um grupo que reúna características comuns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?