Um olhar sob a Perspectiva do Cliente
Clientes são os fregueses de qualquer organização, clientes são todos aqueles que adquirem produtos e serviços de uma organização, são a razão e o motivo porque uma organização existe, organizações sem clientes não existem, assim como hospitais sem pacientes, supermercados sem consumidores, prefeituras sem contribuintes, escolas sem alunos... Alguém deseja e adquire produtos e serviços, alguém busca por produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, alguém procura atender seus desejos e realizar sonhos através de produtos e serviços que lhe são oferecidos. As pessoas a partir do momento em que buscam atender suas necessidades e desejos ao adquirirem produtos e serviços se tornam clientes da organização que lhes oferece, a escolha da organização que oferece seus produtos e serviços em um mercado especifico é uma opção do cliente, um cliente pode ter um variedade de opções em um mesmo mercado, cabendo a ele decidir por qual organização estará lhe ofertando o que este entendeu como a melhor escolha. O que motiva um cliente a comprar e como este decide de quem comprar depende de muitos fatores relacionados com os desejos, expectativas, sonhos e ideais de consumo de cada cliente, de cada consumidor, de cada freguês ou de cada usuário, muitos são as razões e os motivos que levam um cliente a escolher esta ou aquela organização, este ou aquele produto e este ou aquele serviço, muitas vezes é somente um questão de preço, outras é uma questão de oportunidade, algumas vezes é uma questão de facilidade e proximidade, também há questões de qualidade, de garantia, de confiabilidade e de atender necessidades percebidas, independente destes fatores de escolha em que pesem a decisão do cliente, este buscará sempre pelo produto ou serviço que deseja.
O cliente quer satisfazer sua necessidade e seu desejo através do consumo, do uso, do porte, da propriedade e da realização da sua vontade, quer também poder exibir a sua vaidade perante a sociedade em que vive, perante ao grupo a que pertence, perante a sua família e amigos, ele atende o seu anseio por possuir e consumir algum produto, pela uso de algum produto ou pela satisfação de ser atendido em algum serviço, esta sempre interessado em realizar uma vontade ou necessidade, algumas vezes isto é satisfeito pela comodidade de ser atendido perto de aonde ele se encontra, pela facilidade com que é atendido, pela tempo de resposta que lhe é proporcionado, pela status que representa aquele produto ou serviço, quer suprir aquela necessidade o quanto antes ou busca conhecer melhor, obter mais informações e escolher o que lhe melhor convier, o cliente pode ser exigente e não quer somente satisfazer uma necessidade, quer que o produto atenda requisitos que respeitem o meio ambiente, que sejam seguros, que a organização demonstre que não somente promova a venda de um produto ou serviço, mas que ela também participa e se preocupa com questões voltadas ao desenvolvimento sustentável, com questões educacionais e preocupação com as novas gerações, um cliente esclarecido e bem informado gosta de saber que quando esta adquirindo um produto ou serviço, ele esteja comprando de uma organização preocupada e participativa com as questões que afligem a sociedade em que esta inserida, que demonstre respeito pelas pessoas, atuando e influenciando mudanças positivas no comportamento da sociedade.
Quando um cliente procura uma organização a fim de satisfazer uma necessidade ou um desejo, ele já esta atento a tudo o que ocorre ao seu redor, desde as instalações, a forma como é recepcionado, a maneira como é atendido, as informações que lhes são passadas e se o produto realmente atende o seu desejo e satisfaça a sua necessidade, além de todas as facilidades que lhe são ofertadas para a compra do produto ou serviço, gosta também de saber se em caso de problema com o que acabou de adquirir, se ocorrer, este será prontamente atendido a fim de solucionar o problema, se lhe vão prestar assistência quando necessitar e as garantias que terá quando sofrer algum dano, clientes são assim, querem pagar por algo que represente não somente uma transação de negócio, querem ter um relacionamento de confiança com a organização, que signifique parcerias que tragam ganhos para os dois lados, uma marca forte e de respeito só se conquista através da conquista de clientes satisfeitos, clientes satisfeitos fazem de uma marca uma fortaleza alicerçada de credibilidade e confiança.
Comentários
Postar um comentário