Garantia de Qualidade
A garantia de qualidade se faz através de testes exaustivos, de verificações constantes e de checagens em todos os itens que compõem a concepção de um produto ou a prestação de um serviço, sem um minucioso trabalho de verificação, de checagem e de testes não há como conceber qualquer produto ou serviço tendo este garantia de qualidade, mesmo em procedimentos de altíssimo rigor de detalhamento aonde se verificam cada item através de uma lista de checagem compreendendo verificações e testes sempre haverá um risco minimo de haver falha, por isto, inspeções constantes na linha de produção devem ser empregados a fim impedir a ocorrência de falhas e erros que possam acontecer quando se produz qualquer produto.
Quando se produz e se concebe qualquer material ou componente de algum mecanismo que seja parte integrante de algo, há de se ter o cuidado que este componente mesmo sendo uma parte destoada de qualquer função relevante no contexto do mecanismo poderá esta ser responsável pela ocorrência de falha ou defeito do produto final, devido a diversos fatores que vão desde fadiga do material, fragilidade do material, exposição do material a condições não previstas ou muito acima do que este poderia suportar, por isto, cada componente, cada item que compõem um mecanismo dentro da concepção final de um produto, deverá ser exaustivamente testado individualmente até que todas as possibilidades previstas sejam esgotadas e, assim ser fará com o mecanismo já montado, sente este também parte integrante de um mecanismo maior, deverá ser testado exaustivamente até os limites de todas as possibilidades previstas. Estes testes que não somente envolvem produzir e descobrir possibilidades de falhas, mas que também verificar medidas de concepção quanto a tamanho, especificação e design. Conforme os testes envolvam componentes maiores, agrupados em mecanismos, os itens a serem verificados bem como os testes a serem realizados aumentam na mesma proporção do agrupamento de peças, a fim de se avaliar o conjunto e o funcionamento deste em sua totalidade.
A forma de ser fazer a checagem é precedida por uma lista com a relação de cada peça, componente do mecanismo que se esta tentando dar como garantido sua qualidade. Tudo deve ser marcado como tendo sido verificado e testado até que se tenha chegado a um estado de completa verificação da lista. Em um serviço que é prestado ou realizado também existem itens e sequencias de atividades que devem ser verificados e checados com o objetivo de se também oferecer garantia no serviço que esta sendo prestado, pois podem ocorrer erros e falhas cujos resultados podem ser tão graves quanto ao da concepção de um produto.
A qualidade deve ser uma premissa básica na realização de qualquer serviço sendo uma preocupação constante de todos os envolvidos, em qualquer atividade que envolva a produção, desenvolvimento e prestação de serviço a qualidade deve estar presente, devendo ser uma preocupação com o detalhamento uma constante, cobrindo todas as etapas, fases, partes da concepção, desenvolvimento, produção e realização de qualquer serviço. São necessários a criação de indicadores de medição que mensurem a ocorrência de falhas e defeitos com o objetivo de se criar percentuais estatísticos que demonstrem o grau de sofisticação dos métodos empregados quanto aos procedimentos de garantia de qualidade, que proporcionaram o quanto se pode garantir na escala de 0 a 100 o percentual de certeza quanto a qualidade.
Comentários
Postar um comentário