Valorizando e Estimulando Talentos

Todas as organização sabem que precisam de gente talentosa em seus quadros, pessoas que arregaçam as mangas e literalmente põe a mão na massa, pessoas dispostas, que gostam do que fazem e que não medem esforços para realizem um trabalho bem feito e com qualidade, pessoas que sabem valorizar e reconhecer o que lhes é oferecido, pessoas antenadas com a realidade, a competição e os desafios que qualquer organização enfrenta nos dias de hoje. Os clientes são cada vez mais exigentes e cobram sempre mais por qualidade dos produtos e serviços que lhes são ofertados, querem ser bem atendidos e querem também serem tratados como se fossem o único cliente da empresa, gostam de saber que a empresa os conhece e os valoriza como clientes, querem construir uma parceria de dependência e de troca aonde a organização e os seus clientes saiam ganhando, para isto as organizações precisam de gente talentosa, disposta e entusiasmada, gente consciente e empenhada em realizar um bom trabalho, que veja na organização não só como a sua fonte de renda mas também a dependência e interdependência entre as partes, a organização precisa lucrar e crescer e o colaborador precisa desempenhar suas funções com primazia para possibilitar isto, em consequência este também poderá crescer e ganhar mais, ficar acomodado não é possível para nenhuma das partes, tanto um como o outro precisam sempre buscar o crescimento e desenvolvimento, organização que não cresce pode ser atropelada pela concorrência e empregado que não trabalha com afinco e dedicação pode ser substituído por alguém mais interessado e motivado. Mas assim como a organização deva sempre estar olhando e observando o mercado, cuidando dos seus clientes, esta também precisa olhar e cuidar dos seus colaboradores, precisa saber quem é dedicado, quem faz as coisas com empenho e qualidade, e quem merece e deve ser reconhecido por isto, as organizações precisam reconhecer os esforços daqueles talentos que tocam o barco em frente, é preciso valorizar os funcionários que fazem acontecer e geram riquezas para a organização, pois desta forma ela estará estimulando os demais funcionários a também se dedicarem e a se esforçarem para fazer melhor o seu trabalho, mas tem que ser uma forma justa de reconhecimento e recompensa, que as pessoas acreditem e confiem no processo. Regras claras e transparentes que mensurem de forma objetiva e realista o trabalho de cada colaborador, que propicie oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores devem ser adotadas com a finalidade de estimular e incentivar os funcionários que quererem crescer e a realizar um bom trabalho.

Práticas de treinamento que visem ensinar e orientar seus colaboradores a como fazerem ou a aprenderem a trabalhar com novas ferramentas a fim de melhorar processos, atendimento e a trabalharem com estas ferramentas objetivando melhorar a qualidade e aprimorar o trabalho, devem vir acompanhadas de respostas do porque deste treinamento, o colaborador não deve simplesmente fazer um treinamento se  não sabe aonde vai ser aplicado e qual o objetivo do treinamento, o que tem haver este treinamento no contexto da organização? Porque a organização faz este treinamento? e, em que a organização ganha com isto se o colaborador aplicar o que esta sendo ensinado. Treinamentos devem ser direcionados com o objetivo de solucionar algum problema, alguma fraqueza em termos do negócio da organização e da atividade desempenhada pelo colaborador a frente da necessidade detectadas. O colaborador tem que estar a par e ciente do que esta fazendo e da importância que tem este treinamento para melhorar algum problema, alguma falha da organização. Estas falhas são detectadas através da necessidades percebidas, através de canais internos em que colaboradores expressem suas opiniões e através de canais e levantamentos em que os clientes apontem deficiências, erros e fraquezas. Treinamentos internos oferecidos pela organização visão e objetivam as necessidades da organização quanto ao desenvolvimento e melhoria de processos, aperfeiçoamento de recursos, padronização de métodos, melhoria no atendimento, incremento da qualidade nos serviços e produtos e, desenvolvimento institucional, sempre olhando para a organização. Qualquer outra necessidade percebida pelos colaboradores que visem o aperfeiçoamento pessoal devem ser buscados pelo colaborador fora do âmbito da organização, pois o colaborador é o único responsável pelo seu desenvolvimento pessoal mesmo que isto seja aplicado na organização em que trabalha, cabe ao colaborador sempre buscar o seu aperfeiçoamento, enquanto a organização busca se aperfeiçoar no âmbito de suas necessidade e por isso treina seus colaboradores, mas também pode contratar alguém com alguma especialização especifica atendendo suas necessidades sem recorrer ao seu pessoal.

A valorização dos colaboradores devem sempre focar nas suas funções e nas tarefas, no desempenho e nos resultados que estes proporcionam a organização, a avaliação deve sempre olhar para a atividade e ao que esta relacionado no atendimento aos requisitos para o seu desenvolvimento, toda atividade profissional exige que sejam cumpridas certas exigências para que se possa desempenhar a contendo, assim também deve ser feita a avaliação sempre observando estas exigências e se elas são cumpridas neste aspecto. Podemos citar alguns requisitos que devem ser avaliados quanto ao desempenho da função de um colaborador, tais como: se sabe trabalhar em equipe; compre prazos; responsabilidade; criatividade; qualidade no desempenho das suas funções; e se compre metas. Estas podem ser algumas exigências que devem ser satisfeitas para que a tarefa seja realizada com sucesso e sobre elas deve recair a avaliação. Avaliações devem ser transparentes e que permitam feedback de ambos os lados, tanto do avaliador como do avaliado, sendo também incluídos registros do que deve ser melhorado e metas a serem alcançadas, permitindo que o avaliado também possa ponderar e argumentar. Para os colaboradores que atendam a todas as exigências e desempenham suas funções acima do que tinham estabelecido como cumprimento de obrigações, deve-se valoriza-los de forma justa, permitido que estes sejam reconhecidos através de promoções e aumentos salariais como premio pelo trabalho desempenhado, promoção significa crescimento vertical na carreira dentro da empresa enquanto aumento de salário esta para crescimento horizontal mas com igual significado, ou seja, sempre pensando em premiar os melhores colaboradores.

Organizações que não valorizam seu pessoal, seus colaboradores e exigem comprimento de metas assim como impõem regras e modelos a serem seguidos, que obtêm lucro acima de lucro sem dar como contrapartida a valorização de seus quadros, passaram uma imagem de manipuladora e subversiva pois fazem exigências pelo empenho de seus colaboradores as vezes através de metas abusivas mas não os reconhece, sendo vista como uma organização que busca o lucro acima de qualquer custo, as vezes sobre os sacrifícios de seu pessoal, mas se engana achando que é uma organização dinâmica e atuante, pelo contrário a sociedade, a comunidade, os clientes e os funcionários sabem diferenciar o que é uma forma correta de conduzir os negócios e lembraram disso quando houver um concorrente com uma postura diferente, quando o mercado de trabalho der a elas mais opções e quando a economia exigir pessoas leais e comprometidas em desempenar e realizar um bom trabalho.


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