Responsabilidade

Responsabilidade é o ato de assumir para si algo em que tenha se envolvido e participado tanto como ator principal ou como ator coadjuvante, tudo o que fazemos através de nossas atitudes, tudo o que expressamos através do que falamos, tudo o que nos comprometemos quando nos envolvemos com algo e sobretudo quando de alguma forma agimos, permitindo, fazendo, dizendo, incentivando,participando e também quando fingimos que não vemos somos responsáveis. Quem se omite diante de um fato em qual sua participação seria fundamental para evitar algo também é responsável, é muito fácil acusar, apontar e condenar alguém por omissão, por negligência e covardia ao deixar acontecer algo que poderia ter sido evitado. Responsabilidade requer consciência de seus atos e atitudes de conhecimento de causa e consequência, quem somente causa e não assume as consequências é alguém irresponsável, que acha que tudo na vida é de responsabilidade dos outros e nunca sua, que seus atos não tiveram influência, que o que fez não causou o que consequentemente aconteceu.

Muitas vezes o ato de assumir responsabilidade acontece já em pequenos coisas que fazemos, objetos sem significância furtados, pequenos roubos, mentir, enganar, trapacear e fingir são atitudes de pessoas que acham não causar prejuízos a ninguém, são pessoas que acham poder ter imunidade, enquanto os outros é que tem que pagar o preço pelos seus atos, são pequenas coisas que com o passar do tempo e mesmo nunca terem sido responsabilizadas pelo que fizeram acabam acreditando que estão acima de qualquer suspeita e se encorajam a praticar coisas maiores, em que o dano é muito maior, o prejuízo muito maior e as consequências são maiores e que se responsabilizados pelo que fazem ficam surpreendidas pois se achavam imunes e acima dos outros.

Ensinar a ser responsável faz parte da educação, ninguém nasce responsável e sim aprende a ser responsável a partir do momento que enxerga em seus atos as consequências, que percebe a relação entre a causa e o efeito, que se alguém perde outro ganha, que se tirou algo de alguém isto poderá fazer falta, que algo não lhe pertence, que mentiras podem prejudicar outros, se não ensinarmos a ser responsável quando criança, esta criança poderá crescer achando que pode fazer o que bem entende não sendo responsável por nada. Portanto ensinar a ser responsável é algo que se ensina ainda quando criança, ensinado que tudo o que se faz tem consequência e alguém será responsabilizado.

Muita gente sofre e é penalizada pelos atos de pessoas irresponsáveis que não medem seus atos e agem de forma a se proteger e esconder o que fizeram, através da negação dos seus atos, através da mentira e tentando imputar a outros o que fizeram ou quando escondem a verdade para se proteger jogando para cima dos outros a responsabilidade, omitir sua participação envolvendo outras pessoas também é um ato de  irresponsabilidade. As consequências por atos de irresponsabilidade são muitas vezes terríveis e podem prejudicar pessoas inocentes envolvendo-as em algo que não tiveram participação.

Ser responsável, nem sempre é fazer aquilo que queremos, mas o que deve ser feito. Ser responsável é fazer aquilo que é justo para todos e para o bem comum. Ser responsável é não concordar com o que está errado e é feito errado. Ser responsável é não somente pensar em si mesmo, mas também nos outros e o futuro das próximas gerações. Responsabilidade é assumir para si o ônus de seus erros e fracassos, também da missão comprida e dever realizado. Responsabilidade é ser coerente com a realidade em que vivemos. Responsabilidade é trabalhar no presente, fazendo sacrifícios para usufruir no futuro das benefios a serem alcançadas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?