Pragmatismo

Ser pragmático é não querer ficar reinventado a roda e sim faze-lá do jeito que se conhece mas tendo a preocupação em fazer com qualidade, que atenda as necessidades percebidas e às que podem vir a ser necessárias. Pragmático tem haver com o fazer a lição de casa, fazer o que é sua obrigação, o seu dever, ou seja, saber qual é o seu papel, sua função e exerce-lá em sua plenitude até o limite de suas atribuições, além disso, tem haver também com, não somente fazer o que lhe cabe, mas fazer além do que é esperado, no sentido de fazer melhor e bem feito. O pragmatismo não somente constrói a escola, mas constrói em terreno plano, se preocupa com a acessibilidade, com o conforto, com a higiene, com o laser, com a segurança e o que mais importa, a educação, o pragmático faz aquilo que deve ser feito mas com atenção aos detalhes.

Se ser pragmático é fazer as coisas que tem que serem feitas do jeito certo e que são necessárias para atender a demanda percebida e existente, então concluí-se, que devem haver maneiras de identificar estas necessidade para possam ser atendidas, e também saber como fazer, o que deve ser feito e qual maneira certa, para isto devemos ter formas que nos possibilite fazer estes levantamentos a fim de especificarmos as coisas. Assim teremos não somente como identificar as necessidades, como também o conhecimento de como fazer e de qual maneira de fazer para atender a demanda existente ou detectada.

Pragmático é fazer o essencial dentro do contexto de uma realidade e dos desafios que impõem em nosso tempo, mas há um limite em que essa postura pode atender, pois a partir do momento em que se cria um circulo positivo de se fazer e atender as necessidades, outras necessidades são despertadas e se impostas em nossa vida, e já não basta ser somente pragmático e uma nova instância deve ser proposta para que não sejamos somente fazedores do básico, mas para que possamos fazer as coisas com valor agregado, desta forma, criaremos um mundo novo respirando ar novo, aonde as coisas são percebidas em uma nova amplitude em uma profundidade maior, passamos a enxergar sobre novos paradigmas, é um estágio superior ao de fazer somente o que deve ser feito e da forma correta.


"O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências -utilidade e sentido prático – como componentes vitais da verdade.
O Pragmatismo aborda o conceito de que o sentido de tudo está na utilidade – ou efeito prático – que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar. Uma pessoa pragmática vive pela lógica de que as ideias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas. Nesse caso, toma-se a Verdade pelo o que é útil naquele momento exato, sem consequências."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?