Staff - Assessoria Administrativa nas Organizações

As Grandes empresas possuem na composição da estrutura administrativa de suas organizações sempre  uma área voltada a assessorar e ser base de apoio para Presidência, esta área conhecida como Staff tem como finalidade servir de auxilio e apoio ao alto comando administrativo, tendo a função de assessorar a presidência em relação a todos os aspectos administrativos da organização, sendo uma área dedicada a trabalhar exclusivamente à atender as demandas do principal executivo da organização, fornecendo análises nas mais diversas áreas administrativas, abrangendo a contabilidade, as finanças, recursos humanos, o negócio da organização e tudo o que estiver relacionada a atividade da organização tanto em âmbito interno quanto externo, oferecendo relatórios, conselhos e análises da situação atual tanto a nível organizacional, como de mercado e de economia. O pessoal que trabalha como assessoramento geralmente são pessoas especialistas em suas áreas de atuação e que se dedicam a conhecer profundamento e especificamente tudo o que estiver relacionado com a sua especialização dentro do contexto organizacional, neste aspecto, são pessoas contratadas exclusivamente para oferecer uma análise precisa do ambiente interno a nível operacional e estratégico para servirem de apoio a alta administração, tendo um papel importante no auxilio a tomada de decisão pelo executivo principal, e servindo de informações sempre atualizadas sobre a situação da organização, como também ser ponto de apoio concernente a mudanças e alterações que vierem a ser postas em prática na estrutura organizacional, além de, estarem sempre preparadas a fornecer, buscar, pesquisar, organizar, preparar e apresentar informações que forem de interesse e necessárias a qualquer tomada de decisão que envolvam a alta administração, principalmente no que diz respeito ao Presidente da organização.

A área de Staff fica alocada em uma sala como se fosse um departamento, mas sendo composta por profissionais altamente qualificados em suas áreas, mas que se reportam e respondem somente ao presidente, não tendo submissão ou subordinação a nenhuma outra área que não seja a presidência, sendo que cada profissional, tem uma atuação independente e imparcial em relação a estrutura organizacional, não havendo relação como os departamentos voltados e dedicados a atender a organização mesmo na área que cada profissional domina e atua, ou seja, os departamentos devem sempre fornecer todas as informações que o pessoal de Staff necessitar para poderem realizar o seu trabalho. Geralmente é um profissional especialista de cada área de especialização na organização que atende a necessidade de assessorar e trabalhar para fornecer toda e qualquer informação a presidência, podendo serem alocados em um escritório próximo ao da presidência, sendo que são pessoas dedicadas a fornecerem as informações que auxiliaram a tomada de decisão envolvendo a presidência da organização, sendo compostos por advogados, contabilistas, financistas, economistas, administradores, secretárias e assessores que trabalham alocados juntos e próximo a presidência para poderem muitas vezes auxiliar também em tarefas e serviços que atendam as demandas e necessidades da presidência de uma organização empresarial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?