Avaliação de Desempenho Profissional

Avaliar o desempenho dos profissionais de uma organização é necessário e deve ser feito buscando não somente obter o comprometimento do funcionário com sua atividade como também conseguir identificar, corrigir e acertar eventuais distorções quanto ao desempenho da função, neste aspecto, o funcionário e o avaliador buscam entendimento em relação ao que se espera do funcionário, assim como, este tem um feedback do seu desempenho em relação ao que é esperado dele, é um meio eficaz como instrumento para alinhar expectativas, anseios, desejos e objetivos, pois através de ponderações bem claras e definidas tem tanto o colaborador quanto a organização um método que sirva de métrica em relação ao desempenho profissional para com as necessidades da organização, pois a organização só pode conseguir atingir suas metas, cumprir com seus objetivos se seus funcionários estiverem em consonância com o negócio e o que deve ser feito para que esta cumpra seu papel como instituição no sistema social, ou seja, uma organização seja ela privada ou pública tem uma função para cumprir no meio em que esta inserida, as organizações públicas no que tange as suas incumbências e responsabilidades para com os cidadãos, já as organizações privadas, que são imperativas e necessárias para o desenvolvimento da iniciativa privada quanto a oferecer produtos e serviços que a sociedade precisa, estas existem porque se investe recursos, trabalho e corre riscos para produzir e atender as necessidades existentes nas sociedades modernas, através da livre iniciativa, livre concorrência, e de obter e gerar riqueza, seja para a sociedade, seja para seus funcionários, seja para seus parceiros e para seus proprietários. Neste contexto todos devem contribuir com esforço e uma parcela de sacrifício para que a organização obtenha seus resultados, desta forma, a sociedade obtém resultados através dos produtos e serviços a ela disponibilizados, os funcionários obtém resultado através dos salários recebidos por conta do trabalho realizado, os parceiros obtém resultado financeiro em função de atender as necessidades da organização naquilo que não é sua atividade principal e os acionistas obtém resultado através da recompensa por terem investido seus recursos financeiros na organização e acreditarem que esta pode gerar riqueza, riqueza esta que de alguma forma é compartilhada por todo o meio social, seja o governo que recolhe impostos para atender a sociedade em relação aos serviços públicos, seja os funcionários que recebem salários pelo trabalho que realizam, seja os parceiros que recebem pelo que contribuem para atender as necessidades da organização naquilo que ela não faz, seja os clientes que recebem os produtos e serviços oferecidos pela organização.

A avaliação de desempenho deve ser um meio de alinhar as necessidades organizacionais com as necessidades funcionais no que tange ao desempenho necessário para que esta cumpra seu papel como organização, assim, as avaliações são um instrumento para reafirmar compromissos, esclarecer objetivos e estabelecer responsabilidades, devendo ser feita periodicamente com o intuído de ser uma ferramenta otimizada no sentido de não deixar que tanto os funcionários como a organização percam o rumo em relação a  quais são suas obrigações e seu papel no contexto do que devem cumprir para que aja sucesso na realização  de suas atividades. Através de avaliação de desempenho podem tanto o funcionário como a organização procurarem alinhar resultados em relação as metas de ambas as partes, é o instrumento utilizado para indicar e servir de referência para eventuais promoções e reconhecimento pelo trabalho feito, pelo desempenho realizado e recompensar os funcionários quanto ao seu desempenho, no que diz respeito as espectavas e superação de expectativas no cumprimento das funções que são desempenhadas pelo funcionário.

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