Liderar é saber fazer perguntas
A questão da liderança esta muito ligada a capacidade de observar as situações diárias em que se percebe os mais variados e diversos acontecimentos, acontecimentos relacionados as dificuldades, aos problemas e as possibilidades, neste sentido, deve todo líder estar atento e sensível a tudo isto para poder formular perguntas para obter respostas, cabendo ao líder estar envolto de pessoas que gostem de correr atrás das respostas e tentar encontrar soluções para os questionamentos, liderar é uma questão de fazer perguntas para obter respostas, sabendo estar aberto e atendo aos acontecimentos cotidianos, que estão cercando o líder de dúvidas, de receios e de preocupações, este é o verdadeiro universo do líder, pois ele esta sempre envolto de situações para quais não foram formuladas perguntas e muito menos encontrado respostas, por isto, primeiro temos que formular as perguntas, para depois, serem procuradas as respostas, que sua equipe, seus liderados, sejam motivados, encorajados e estimulados a buscarem as respostas, pois liderar é mostrar caminhos, mas os caminhos só serão claros e visíveis se soubermos como, por onde e para aonde se deve ir, então que sejam o lideres questionadores, mas questionadores inteligentes, procurando fazer as perguntas certas, questionando para o que ainda não existe respostas, fazendo com que todos trabalhem para buscar, encontrar, solucionar e resolver estes questionamentos. Responder as dúvidas, as ambiguidades, aos dilemas, as preocupações, e as incertezas deve ser o motor motivador e impulsionador de desenvolvimento de qualquer organização, pois é fazendo perguntas para obter as respostas que tornaram as empresas mais ativas e menos reagentes, farão com que as empresas controlem e dominem os destinos de si mesmas, sem ficar a mercê do mercado e suas inconstâncias, somente lideres capazes de formular perguntas, e que possam contar com uma equipe capaz de responder as estas perguntas é que possibilitaram as organizações serem mais pro-ativas e controladoras do seu caminho.
Porque somente conhecendo a sua realidade, a realidade do mercado, a realidade do seu negócio e a realidade dos seus clientes é que pode se ter uma clara dimensão do que a organização quer, para aonde vai e até aonde quer chegar. Devem os lideres conhecer esta realidade e sempre estar atentos as suscetíveis mudanças de humor em todas estas dimensões, para que possa prever cenários e acontecimentos, também neste caso, para não ficar a mercê dos acontecimentos, e sim tomar o destino nas suas mãos. Existe uma tendência a se acomodar quando tudo parece ir bem, quando os negócios estão dando certo e os lucros aumentam, mas nunca devem os lideres esquecerem que tudo pode mudar muito rápido, tornando o que parecia uma navegação em mar tranquilo, acabe mudando para mar agitado e perigoso, neste contexto, devem sempre haver um questionamento de até porque as coisas estão indo bem, porque os negócios estão dando certo, e o que pode acontecer se tudo mudar, quais seriam os impactos, as dificuldades e os problemas, por conta das mudanças de humor do mercado ou dos mercados, questionar deve ser um meio para que tenhamos sempre respostas, seja em situações ruins ou boas, seja quando queremos melhorar ou quando queremos acertar e corrigir, devem os lideres estarem atentos e observadores quanto as necessidades, desejos e motivações dos seus clientes, pois é para eles que as organizações existem, e sempre querer saber o porquê: do por que o crescimento é desta forma; por que temos esta lucratividade; por que temos esta base de clientes; por que temos estes pontos de atendimento; por que temos tanta inadimplência; por que o concorrente cresce mais; por que nossos clientes estão insatisfeitos; enfim, existem muitos"por que" que os lideres das organizações devem procurar saber as respostas.
Porque somente conhecendo a sua realidade, a realidade do mercado, a realidade do seu negócio e a realidade dos seus clientes é que pode se ter uma clara dimensão do que a organização quer, para aonde vai e até aonde quer chegar. Devem os lideres conhecer esta realidade e sempre estar atentos as suscetíveis mudanças de humor em todas estas dimensões, para que possa prever cenários e acontecimentos, também neste caso, para não ficar a mercê dos acontecimentos, e sim tomar o destino nas suas mãos. Existe uma tendência a se acomodar quando tudo parece ir bem, quando os negócios estão dando certo e os lucros aumentam, mas nunca devem os lideres esquecerem que tudo pode mudar muito rápido, tornando o que parecia uma navegação em mar tranquilo, acabe mudando para mar agitado e perigoso, neste contexto, devem sempre haver um questionamento de até porque as coisas estão indo bem, porque os negócios estão dando certo, e o que pode acontecer se tudo mudar, quais seriam os impactos, as dificuldades e os problemas, por conta das mudanças de humor do mercado ou dos mercados, questionar deve ser um meio para que tenhamos sempre respostas, seja em situações ruins ou boas, seja quando queremos melhorar ou quando queremos acertar e corrigir, devem os lideres estarem atentos e observadores quanto as necessidades, desejos e motivações dos seus clientes, pois é para eles que as organizações existem, e sempre querer saber o porquê: do por que o crescimento é desta forma; por que temos esta lucratividade; por que temos esta base de clientes; por que temos estes pontos de atendimento; por que temos tanta inadimplência; por que o concorrente cresce mais; por que nossos clientes estão insatisfeitos; enfim, existem muitos"por que" que os lideres das organizações devem procurar saber as respostas.
Comentários
Postar um comentário