Método de trabalho para desenvolvimento de uma atividade

A definição e o desenvolvimento de qualquer atividade dentro das organizações requer atenção ao trabalho necessário para que esta possa de desenrolar de maneira apropriada, por isto existe a necessidade de se elaborar um método de trabalho para atender a esta necessidade, o método aqui apresentado é dividido em três fases, tendo uma fase inicial, a fase de apresentação da  situação, aonde devem ser expostos o quadro atual e o que se tem observado, percebido e anotado em relação a uma determinada situação, podendo estar relacionada a um problema, uma necessidade ou uma novidade(inovação), em uma fase seguinte,  devem ser discutidas as possíveis soluções ou formas de abordagem em relação a situação exposta, observando certos procedimentos, certos passos para que coloquemos ordem envolvendo um processo de discussão do que queremos apresentar, em numa última fase devem ser discutidos o modelo para elaboração de um plano de trabalho para desenvolvimento da atividade, este modelo deverá envolver todos os que terão que participar no desenvolvimento da atividade, da forma como serão envolvidos e a forma de atuação de todos os envolvidos quanto as tarefas que lhes cabem para que a atividade se desenvolva. Esta abordagem deve ser de conhecimento de todos os envolvidos que participarão no encontro tendo como objetivo expor a situação e se chegar a uma conclusão objetivando desenvolver uma atividade abordando a situação apresentada. Este método visa somente criar um processo organizado, focado e tendo como finalidade ser produtivo, além de atender a necessidade discutida na forma de apresentação de um resultado. 

A fase inicial deve ser dedicada a apresentação e exposição da situação que se quer discutir, deve ser de iniciativa do demandante ou demandantes que perceberam ou levantaram a questão, objetivo nesta fase é fornecer todas as informações relacionadas a situação, oferecer dados que possam ajudar a compreender e formular melhor a situação, podendo estar embasado por dados estatísticos, gráficos e números que possam ajudar a confirmar todo o contexto do que tem a se apresentar e expor, esta fase deve estar aberta a questionamentos, a observações e a ponderações, em que os envolvidos possam participar ativamente, buscando entender, conhecer e compreender melhor a situação exposta, também podem argumentar objetivando questionar para encontrar possíveis falhas ou algo não levantado em relação ao que esta sendo exposto. O encerramento desta fase se dará quando forem esgotados todos os recursos em relação a apresentação, em relação a discussão, em relação as argumentações ao que esta sendo exposto, é quando todos estão bem informados e todas as dúvidas foram esclarecidas, devendo haver um quadro de anotações na forma de uma lista do que foi apresentado, das argumentações relevantes e pertinentes a cada item da lista e das conclusões ou acordos que foram finalizados em relação a cada tópico ou item da lista, novos itens podem ser incluídos na forma de tópicos quando estes aparecerem nestas discussões, quando sugestões ou por conta de questionamentos feitos em que se percebeu esta necessidade.

A segunda fase deverá ser dedicada a se definir uma atividade ou uma ação para abordar a situação exposta e discutida, nesta fase devem ser abordados o que se fará para dar vazão a este trabalho, devem ser discutidos como deve ser feito, por quem deve ser feito e para quando deverá ser feito, além do que se quer, aonde se quer chegar e qual é o resultado esperado com o trabalho, tudo dentro do contexto da situação exposta na fase inicial. A principio podem ser delegadas tarefas e incumbências para os participantes, sendo determinado responsabilidades aos participantes e quem ficará responsável pela coordenação do trabalho, enquanto outros terão que atuar nas suas respectivas áreas, buscando dar atendimento as demandas relativas e especificas as suas áreas, tendo que buscar reunir todos os recursos necessários a fim de dar cumprimento ao trabalho relacionado a tarefa de sua incumbência, nesta fase são definidas as diversas tarefas nas mais diversas áreas que terão que dar sua contribuição para que se tenha o comprimento de toda a atividade em relação a situação que foi exposta. Os participantes envolvidos e que deverão contribuir com esforço de trabalho, deverão ter definidos quais são suas tarefas e a sua missão em relação a atividade, ficando marcado o próximo passo a ser dado para iniciação dos trabalhos em relação a atividade. Nesta fase deverá se incluído na lista de itens levantados pela necessidade a relação de tarefas necessários para se fazer cumprir a atividade, devendo constar quais áreas serão envolvidas, quem serão os responsáveis por cada área e quais serão suas tarefas, além de especificar quem será o coordenador da atividade.

A última fase deve ser a elaboração e a definição de um modelo ou também um método de trabalho para o desenvolvimento da atividade, um método que objetive organizar e oferecer uma forma de abordagem para  trabalho ser feito, este método deverá ser seguido pelos envolvidos e devendo ser organizado e comandado pelo coordenador da atividade, também deve esta faze ser dedicada aos ajustes finais e ao detalhamento do que foi definido e decidido fazer, devem ser feito uma checagem final para confirmação e ratificação do trabalho a ser realizado, devem ter a ciência de todos os envolvidos e também a sua responsabilidade entendida e assumida, deve ser exposto o quadro final com a relação das tarefas e de todos os envolvidos, bem como a declaração da atividade a ser feita em relação ao trabalho necessário para dar vazão a situação discutida.

Este método de trabalho visa criar um processo organizado para o desenvolvimento de uma atividade em relação a uma situação que se quer discutir, é método para que não fique sem resposta qualquer situação em relação a discussão de uma necessidade, é dividido em três fases, com clara especificação de cada fase e dos temas que devem compreender cada fase em relação a uma atividade que se quer desenvolver. Um método para dar ordenamento, criar disciplina e ter compromisso sem que se fique discutindo algo sem uma conclusão ou que se chegue a um resultado, tendo como premissa não desperdiçar tempo com discussões sem objetividade.





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