Bancos como impulsionadores de desenvolvimento da iniciativa privada
O papel dos bancos comerciais privados podem e devem ir muito além de somente atuar como agentes financiadores da iniciativa privada, devem também ser impulsionadores de desenvolvimento de negócios, de novos negócios e de investimentos em nichos não explorados ou atacados em um mercado em crescimento, os bancos podem atuar como atores responsáveis em alavancar oportunidades para seus clientes através de serviços de consultoria ou de oportunizar negócios em áreas, mercados ou regiões carentes e até mesmo deficientes em atendimento a determinados negócios, podem oferecer serviços e produtos a seus clientes visando impulsionar seus negócios, aumentar sua lucratividade, expandir sua rede de atuação e incrementar suas vendas através de um serviço voltado a atender as demandas, necessidades dos mercados em que atuam, seriam não somente agentes financiadores, mas também desenvolvedores de mercados, desde que dispusessem ou mantivessem equipes treinadas, preparadas em buscar soluções ou mesmo garimpar oportunidades nos mercados em que atuam, para isto devem possuir um profundo conhecimento dos mercados, dos aspectos que os diferenciam e como absorvem ou realizam seus negócios, devem conhecer os mercados em relação as necessidades em demandas ou mesmo criar demandas não existentes e ou percebidas, sendo que isto somente se consegue quando existe equipes atentas, preocupadas e em que estejam em constante busca por informações dos mercados, em relação a concorrência, em relação as suas necessidades, em relação aos custos envolvidos sejam eles de transporte, de fabricação ou de utilização, reunindo uma variedade de informações para que possam não somente oferecer crédito aos seus clientes mas também oferecer oportunidades de negócios, em que se enxergou ou observou, carências, deficiências e mesmo necessidades que podem ser atacadas ou absorvidas por novos negócios, negócios que atendam as necessidades de seus clientes, deixando assim o banco de ser somente um agente oferecedor de crédito, mas passando a oferecer know-how em alavancagem de negócios para seus clientes, e estes tendo o banco não somente como um fornecedor de crédito, mas como um parceiro comercial, que ajuda a expandir o negócio de seus clientes.
Seriam os bancos um parceiro comercial de seus clientes em que estes não somente podem contar com crédito para seus investimentos mas também com uma estrutura empenhada em ajudar a alavancar novos negócios, em aumentar as vendas e em aumentar a lucratividade, em que ganha o banco comercial, por ser o agente financiador do seu cliente no novo negócio e ganha o cliente por poder incrementar seu negócios, pois nem sempre um negócio é percebido como vantajoso pelo cliente, devido a fatores como, restrição de mercado, visão estreita, dificuldade de se inserir em um novo mercado, falta de clientes interessados, deficiência nos contatos e mesmo desconfiança ou cautela nos novos negócios por agentes financeiros desconhecidos. Podendo o banco comercial servir de ligação entre oportunidades e mercados, clientes e fornecedores, compradores e vendedores. Uma rede de interligações que visa viabilizar novos negócios em áreas ou mercados que necessitem destas iniciativas, que somente alguém que conhece bem o seu cliente e conhece o mercado pode oferecer.
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