Behaviour Score - Comportamento Financeiro

Behaviour score é uma pontuação de acompanhamento da vida financeira dos clientes de uma instituição financeira, são feitos verificações da pontualidade de pagamentos, do histórico de atividade em relação as operações de crédito que um cliente realiza com a instituição, faz-se uma varredura dos valores das operações,  datas de  vencimentos e as datas de pagamentos com a finalidade pontuar todas as operação efetuadas, para operações liquidadas em dia e dentro do prazo certo é dado uma nota alta e positiva, para operações cuja a liquidação foram pagas em atraso ou estão vencidas é dado uma nota baixa, neste processo, mantém-se o registro dos últimos 4 meses para efeitos de acompanhamento, podendo desta forma verificar oscilações e mesmo tendencias quanto inadimplência do cliente ou dos clientes de uma instituição financeira, para efeitos de dados estatísticos podem ser agrupados por nota de cada mês observado, desta forma podem ser verificados o conjunto das notas dos clientes em relação aos pagamentos pagos no prazo, pagamentos atrasados e pagamentos pendentes, sendo uma maneira prática de se acompanhar as evoluções dos créditos concedidos e como acompanhamento estatístico, podendo a partir destes dados influenciar ações voltadas para as politicas de crédito da instituição bem como implementar restrições ou afrouxar as restrições na hora de se conceder mais crédito, para um determinado cliente se torna uma forma de permitir a liberação de mais crédito ou mesmo restringir, tudo em função deste intervalo de 4 meses mantido como histórico de pagamento, dependendo da pontuação obtida pelo cliente. Intervalos maiores do que 4 meses ficam fora desta analise visto que podem estar sujeitas a uma realidade que agora não se observa mais, ou seja, a situação econômica modificou e assim não devem fazer parte deste escopo pois podem interferir tanto positivamente como negativamente, podendo levar a tomadas de decisões baseadas numa realidade passada que agora não se verifica mais, a situação presente agora é outra. O behaviour score é uma forma prática de acompanhar todas as operações financeiras de crédito dos clientes de uma instituição, pois através desta pontuação podem ser observados todas as situações em relação a pagamentos, sendo que pagamentos realizados nos vencimentos, adiantados, pontuais, atrasados até 5 dias, atrasados até 10 dias e atrasados até  20 dias e atrasados em qualquer prazo, podem ser agrupados por quantidade em relação a pontuação obtida para se ter uma panorama geral, como também podem ser agrupados por regiões, agrupados por unidades de negócios e ou mesmo agrupados por tipo de operação financeira..., existem inúmeras as possibilidades estatísticas que podem ser realizadas a fim de se obter uma visão geral. Clientes que por ventura não se enquadrarem em nenhuma daquelas possibilidades é por que não estão realizando nenhuma operação financeira com a instituição, recebendo uma pontuação nula, com um zero "0".

Também para efeitos de concessão de créditos futuros o behaviour score pode ser utilizado como uma medida de avaliação em uma nova analise de concessão de crédito, pois se o seu comportamento, tiver uma pontuação ruim, pode ter a nova concessão de crédito recusada ou podem ser exigido mais garantias de pagamento, assim, tem-se uma ferramenta muito eficiente para agilizar e analisar o estado geral das operações de crédito de uma instituição financeira.

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