As Forças de uma Organização

O que torna uma organização melhor e maior que seus concorrentes atuando no mesmo mercado, que diferenciais são relevantes para esta mantenha a liderança e se mantenha na dianteira, o que faz com esta atraia e retenha clientes em relação aos seus concorrentes, o que faz com que se mantenha na liderança mesmo com a ação de seus concorrentes e por último como ela é percebida pelos seus clientes a fim de que estes optem por escolher esta organização e não outra, estas questões fazem parte do que podemos chamar como forças de uma organização, isto quando se esta na liderança do mercado, pois dependendo do posicionamento e de escolhas de atuação, outras organizações não vêem isto como uma força, claro que a organização em questão deverá estar contente com a fatia de mercado que possui ou mesmo que ela se vê numa situação confortável diante do cenário a que se propôs atuar, se não for este o caso, esta também tem buscar responder a algumas questões tais como, tenho ganhado terreno mesmo não sendo líder no mercado, como é percebida pelo mercado e pelos seus clientes, esta tem vantagens competitivas que a diferenciam e se o mercado esta enxergando esta diferença e o que faz dela melhor e atrativa mesmo estando em uma posição atrás da liderança, estas questões também podem determinar se a organização possui forças que a tornam melhor do que seus competidores mesmo não sendo líder de mercado. As forças são o que fazem de uma organização melhor em relação aos seus concorrentes, são aspectos relativos vantagens competitivas que a tornam mais ágil, mais bem preparada, com melhor estrutura para lidar com o mercado em que atua, seja uma cultura impregnada de dinamismo e inovação, seja uma estrutura enxuta e de alta performance, um diferencial através de produtos exclusivos e atrativos a um determinado segmento do mercado, ou um diferencial através de know-how adquirido que a torna consciente de como agir diante das volatilidades constantes do mercado. O auto-conhecimento, o domínio e o controle destas forças devem ser uma preocupação de toda a organização objetivando manter tal força e o receio de não perder conquistas estabelecidas, assim, deve-se sempre estar atento ao mercado e aos seus concorrentes, quando do seus movimentos objetivando eliminar a força competitiva, pois se há ameaças buscando tirar da organização alguma força, deve-se estar preparado para reagir, pois o mercado é impiedoso e não vai ser complacente para quem esta acomodado, assim o monitoramento deve ser uma constante objetivando sempre não perder fatias de mercado, sempre tendo como principio agir de forma inovadora para que não fiquemos a mercê de fórmulas que foram copiadas e agora estão sendo utilizadas pelos concorrentes da organização.

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