Fraquezas de uma Organização

Toda empresa (organização) deve ou deveria saber quais são suas fraquezas em relação ao mercado em que atua, deveria conhecer e sempre buscar conhecer fazendo levantamentos e mapeando todos os pontos determinantes no que diz respeito ao que poderia significar o sucesso ou o fracasso no seu negócio, na atividade que desenvolve e como esta inserida no mercado em que compete junto a outros concorrentes, um estudo e levantamento aprofundado de todos os pontos que indiquem vulnerabilidade ou deficiências em relação ao seu posicionamento no mercado, também deveria utilizar-se de métricas que indicassem o quão é sua fraqueza em relação aos seus concorrentes. Este mapeamento de fraquezas deveria indicar em quais pontos tem que se buscar corrigir, melhorar e precisam de uma atenção redobrada para que se possam buscar soluções a fim de acertar tais deficiências, buscando não somente objetivar estas ações como também incluir mecanismos ou instrumentos através de processos internos e implementação de uma cultura visando superar de uma vez tais problemas, que além serem corrigidos, estes possam também fazer parte em um certo período de tempo, das forças da organização, ou seja, um projeto ambicioso em não se contentar com menos e sim superar tais problemas indo além do necessário, que se possa encontrar formas e meios que busquem a longo prazo reverter a fraqueza para transforma-la em uma força, seria um trabalho intenso com uma análise abrangente tendo como meta sair da situação de fraqueza para a situação de força, em que somente a correção e a estabilização são uma parte do trabalho a ser desenvolvido, mas que não se atingiu a meta mais ambiciosa, pois talvez conhecer nossas fraquezas talvez seja o menor do nossos problemas e temos que agir através de um trabalho visando sempre superar nossas metas, quem busca somente corrigir e se satisfaz com uma conquista aparente, pode logo perceber que esta vulnerável a qualquer mudança que seus concorrentes imprimirem em suas atividades a fim de recuperar o tereno perdido, pois a fraqueza de um pode significar a força do outro e quando alguém age para corrigir tal fraqueza isto pode significar perda de terreno ao concorrente, o que certamente não ficará passível a tais movimentos, pois ninguém quer perder terreno em um mercado cada vez mais acirrado e disputado, aonde o jogo maior esta nos resultados que devem ser apresentados a cada ciclo de negócio anual, o balanço financeiro das organizações.

Para se realizar um levantamento e fazer um mapeamento das fraquezas tem se que olhar tanto internamente quanto externamente à organização, observando tanto os aspectos de pessoal, de infraestrutura, processos internos, sistemas de informação, sistemas gerências, produtos e serviços, qualidade, produtividade e obviamente os resultados financeiros, isto relativo ao que esta na esfera de influência interna da organização, agora quanto ao que esta fora e é relativo ao mercado, temos que conhecer o cliente e suas necessidades, buscar conhecer se o posicionamento da organização esta correto, buscar saber o que os concorrentes tem de melhor, além de uma sintonia muito grande com o que esta acontecendo com o mercado, as mudanças de comportamento, as mudanças no cenário econômico, as politicas públicas que são implementadas visando estimular o mercado não somente no presente mas quanto ao que se propõe para o futuro em um cenário que nos indique ser animador ou desafiador. Um trabalho intenso que deve ser desenvolvido por uma equipe especializada em buscar conhecer através de levantamentos as deficiências da organização e mapear estas de forma que se possam serem aplicadas ações por parte da mesa diretora da organização com a finalidade de mudar este cenário, através de estratégias e táticas direcionadas no contexto atual para uma visão futura em que a fraqueza se torne uma força, são ações que devem serem implementadas objetivando tais metas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Legalidade do Crime!

Central de Denúncias, Reclamações e Sugestões.

Quem Perde com o Coluiu?