Ambiente e Clima Organizacional!
Ambiente e Clima Organizacional exercem um profunda influência sobre como conduzir e gerir uma organização, isto envolvendo aspectos como colaboração, cooperação, flexibilidade, capacidade de diálogo e entendimento, no que concerne e que caracteriza o ambiente organizacional, e quanto ao clima, este esta relacionado com a motivação, envolvimento, participação e inserção, na organização, que dependendo destes fatores, ambiente e clima, pode ser difícil e complicado, administrar e gerir uma organização, quanto a ditar rumos, impor ritmo e mostrar caminhos, com os quais uma organização tem que lidar, bem como, uma tentativa de mudar comportamentos e atitudes, há muito enraizados, em uma cultura que esta muito voltada para si mesma, restrita e fechada, aonde os colaboradores é que impoem a sua cultura, sobre toda a organização, que no fim, esta pode tanto, perder a sua finalidade, sentido e proposito existencial, para então socumbir e falir, quando não, se tornar uma Organização de pessoas narcizistas, autoritarias e egoístas, prevalecendo uma cultura do medo, e idolatração pessoal e organizacional.
Uma Organização precisa ser flexível, aberta, acessível e democrática, não pode se fechar em seu mundo, para esquecer o mundo ao qual esta inserida, envolvendo o mercado, com o qual precisa interagir, atender e satisfazer, cujas necessidades dos clientes são preeminentes, e não, quando e como a organização pode as satisfazer, ou seja, sem que a organização se disponha e se proponha a atender o mercado e o mundo externo, para satisfazer, esta poderá estar correndo para um caminho sem volta, cujos lucros e resultados, irão desaparecer, a levando a perder mercado e clientes.
Ao se criar um clima organizacional bom, quando os colaboradores tem consciência do seu papel, do que devem fazer e cumprir, bem como, que precisam colaborar e cooperar internamente, para o sucesso da Organização, visando entregar resultados e lucros, que possibilitem a organização ter sucesso, cujo sucesso desta, seja o sucesso dos colaboradores, de cada um que se empenhou e dedicou seu esforço, em prol da Organização.
Em tempos desruptivos e inovadores, a organização precisa defundir e criar uma atmosfera de inquietação interna, em que pese, buscar fazer mais e melhor, inovando e criando soluções para o mercado, mas além disso, precisa ter esta pegada(vontade), de que as pessoas internamente, didiquem seu tempo e seu esforço, para fazer o que sabem, da melhor maneira, se comprometendo com os resultados da Organização, com responsabilidade e colaboração, visando o sucesso da Organização, que no final, será traduzido em sucesso para as equipes e individualmente, de forma que, todos saiam ganhando. Um clima aonde as pessoas colaborem e cooperem entre si, que facilitem e simplifiquem a forma como se relacionam no trabalho, bem como, que sejam flexíveis e abertos, ao novo e diferente, sem que isto, signifique os prejudica-los, porque, sem abertura e capacidade de entendimento e compreensão, o que temos, é uma grande dificuldade de facilitar e simplificar o andamento dos trabalhos internos, haja vista, que o diálogo esta prejudicado.
Um ambiente que valorize as diferenças, as equipes, o resultado, bem como, a capacidade de as pessoas aceitarem e entenderem estes aspectos, como importantes para que possam se relacionar de forma colaborativa, participativa e cooperativa, visando fazer o trabalho fluir e deslanchar, sem que criem bloqueios e barreiras, mas sim, que os objetivos sejam alcançados, envolvendo um trabalho conjunto, cujos colaboradores se dispoem a cumprir com suas obrigações e responsabilidades para com a organização. E com isto, a organização possa suprir e cumprir com seus compromissos e responsabilidades, assumidos com seus colaboradores, para que estes se dediquem a organização.
Um clima e ambiente de trabalho que não idolatrie tanto a organização, quanto os colaboradores, em que, não há "puxa-sacos", nem mesmo estrelas e preferidos, é o ideal, cujo tratamento dado a todos é igual, tendo como resultado a valorização do trabalho, da colaboração e cooperação interna, sem que, uns se sintam mais preferidos e protegidos do que outros, bem como, que não se plante a cultura do medo e terrorismo interno, visando propagar um clima de desconfiança, será o melhor clima organizacional que se poderá ter, haja vista, que as pessoas não irão criar uma sub-cultura, cujo valor esta associado ao orgulho, preconceito e discriminação interna, no quesito trabalho e resultado.
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