Competitividade pela Qualidade, Tecnologia e Sofisticação.
Ser competitivo não significa apelar e estar preso somente pelo custo e preço, em quem custa menos ou quem é mais barato, pois as pessoas tem preferências, gostos e diferenças, bem como, dão valor a aspectos diferentes de um produto ou serviço, que mesmo algo sendo mais barato e vantajoso, pode não ter a qualidade desejada, e pode ser desvantajoso em outros quesitos, de forma que, custo e preço não significa ser competitivo, quando isto não vier acompanhado de outros elementos tais como, qualidade, tecnologia e sofisticação, a fim de atender e satisfazer o mercado, cada vez mais exigente. Qualidade envolve conceitos e entendimentos que definem algo como tendo qualidade, que vão desde a coisa funcional e operacional, até percepções e sentimentos, de algo que tem qualidade, enquanto que a tecnologia, envolve aspectos evolutivos e aprimorados, que tornam uma tecnologia avançada e inovadora, para tornar outras tecnologias ultrapassadas, e em relação a sofisticação, esta, está para estética, conforto, detalhes, minunciosidade, aparência e estilo, coisas que agradam e atraem consumidores de produtos, que desejam e encejam algo melhor e superior, ao outros similiares existentes, mesmo que paguem um preço maior para obter isto.
Qualidade está para funcionalidade e operacionalidade quanto a cumprir com seu propósito e objetivo como produto ou serviço, quanto mais funcional e operacional, tanto maior a qualidade, sendo que credibilidade, confiança e integridade, representam valores intrínsecos e inerentes, que denotam o quanto as pessoas percebem, reconhecem e sentem como algo tendo qualidade.
Obs: Qualidade significa algo forte, resistente, econômico, seguro, durável, produtivo e cujos resultados proporcionam satisfação.
Tecnologia está para algo evoluído e avançado no que concerne cumprir com seu propósito e objetivo como produto ou serviço, quanto mais evoluído e avançado em termos tecnológicos, tanto maior a será a tecnologia, sendo que invenção, aperfeiçoamentos e inovação, representão valores intrínsecos e inerentes, que denotam o quanto as pessoas percebem, reconhecem e sentem como algo tendo tecnologia.
Obs: Tecnologia significa que um produto ou serviço cumpre com seu papel(Propósito, Objetivo e Função), de forma mais fácil, agil, melhor e com maiores resultados.
Sofisticação está para algo elegante, compatível e coerente no que concerne a cumprir com seu propósito e objetivo, como produto ou serviço, que quanto mais elegante, compatível e coerente, tanto maior a sofisticação envolvida, sendo que atrativo, amistoso e prazeroso, representão valores intrínsecos e inerentes, que denotam o quanto as pessoas percebem, reconhecem e sentem como algo tendo sofisticação.
Obs: Sofisticação significa algo bem elaborado, refinado e muito trabalhado, visando oferecer algo atrativo, chamativo e superior.
Ser competitivo esta muito mais para posicionamentos e segmentos, envolvendo peculiaridades e aspectos do mercado, relacionados a hábitos e gostos dos consumidores, que estando uma organização atenta e preparada para atender e suprir o mercado, quanto aos desejos e encejos destes consumidores, isto quando, a organização consegue se posicionar neste mercado, com intuito de atrair e conquistar consumidores para seus produtos e serviços, sendo que estando obtendo receita, lucro e rentabilidade, demonstra com fortes indícios de que a organização esta operando por vias da competitividade, isto, quando existem outros concorrentes e competidores, oferecendo variações e diversificação de produtos e serviços similares.
Comentários
Postar um comentário