Desmistificando Trabalho em Equipe.
Muito se fala sobre trabalho em equipe, de quanto é importante ter um time afinado e conectado, bem informado e preparado, atuando em conjunto, mas o que isto realmente significa na prática?, pois bem, vamos às respostas, visando colocar um ponto final nesta discussão, isto porquê, às pessoas são indivíduos e possuem interesses próprios, que contrariam a tese de pessoas unidas que compartilham e compactuam um mesmo ideal, e por isto, trabalhar em equipe tem haver com responsabilidade e comprometimento, isto dentro de um contexto que envolve missão, função, cargo(posição), atividade e tarefa, que precisa ter objetivo e metas de trabalho, bem como, ter a quem se reportar, para ser orientado e ter tido delegado um trabalho, que no caso é a função do líder, mas que também, cada membro da equipe, precisa ser inserido, motivado e considerado, para estar atuante como colaborador, isto num contexto do grupo de trabalho, visando um resultado em conjunto.
Um trabalho em equipe varia em intensidade, ou seja, quanto mais e maior, as pessoas sentirem-se responsáveis e comprometidas com o trabalho, tanto maior haverá a colaboração entre os pares, tanto mais será a cooperação entre os pares, visando a consecução do trabalho, mas isto tudo, dentro de um contexto organizado, que é, ter missão, função, cargo(posição), atividade e tarefas, com objetivos e metas a serem cumpridas, que tendo métodos de trabalho e requisitos de qualidade, tanto maior será o resultado alcançado pelo trabalho em equipe.
As pessoas trabalham em conjunto porque sabem que não podem fazer tudo sozinhas, precisam uns dos outros, mas isto tem que se feito, dentro de preceitos éticos, que envolvem responsabilidade e compromisso, ao qual, todos se submetem a uma liderança, que visa puxar e tomar frente de sua equipe, coodernando e administrando, as dificuldades, problemas e obstáculos, sendo quê, quando uma liderança perde credibilidade, está precisa ser trocada e substituída, pois mesmo que os liderados se esforcem para carregar e empurrar, quem deveria estar puxando e levando(líder), a coisa toda vai ficar truncada e desgastada, não se tem mais o espírito de confiança e credibilidade, que antes se depositava no líder.
Equipes do mal e equipes do bem, existem diferenças que se notabilizam, pois até os terroristas e mercenários trabalham em equipe, cujas missão e propósito, visão conseguir alcançar algo, mas se, esta equipe estiver unida por fundamentos frouxos e interesseiros, tão pouco irá suportar e aguentar o primeiro e qualquer transtorno e solavanco no meio do caminho, visto quê, estão unidos em função e em torno de fundamentos frágeis, ao qual, quem não estiver disposto a suportar e aguentar estes infortunios, logo se rebelará contra a equipe, mas quando, equipes são formadas em torno de uma organização estruturada e organizada, bem definida e planejada, sabendo dos desafios e dos problemas, que por isto, aceitam e concordam em enfrentar, tão mais estará preparada para conseguir atingir seus objetivos.
O proposito e a missão da equipe devem serem definidos e ficarem claros para os seus membros, que assim, estarão dispostos a seguir em frente, mas quando isto, não estiver devidamente definido e claro, tende as coisas a ficarem dificultosas, haja vista, que não se sabe o que quer, e aonde se quer chegar, e sim, vamos em frente, seja para aonde for, quê, pode ser que a missão ao longo do caminho, seja melhor delineada e definida, bem como, o propósito, haja vista que nem tudo, pode ser conhecido quando tudo é obscuro, cujo desafio pode ser uma epopéia em uma miriade infinita.
Um trabalho em equipe exige que hajam códigos de ética, conduta e responsabilidade entre os pares, visando preservar e conservar os membros da equipe, no que concerne aos interreses da equipe, cujas regras são comungadas em conjunto, e se por ventura, este código for violado, tende a ser aplicado as regras, como punição por não se sujeitar aos princípios que norteiam esta ou aquela equipe, visando proteger a equipe.
Comentários
Postar um comentário