Aumento da Produtividade

A capacidade produtiva e a necessidade de aumentar esta, esta relacionada com gastos e ganhos, ao qual, se percebe que existe demanda para os produtos e serviços oferecidos por uma organização, mas esta não esta conseguindo produzir mais, ou que, suas receitas estão aquém do que poderia obter, se tivesse uma melhor capacidade produtiva, e mais, quando se tem um alto custo para produzir e gerar receita, em relação a sua capacidade de produzir, para isto, se faz necessário examinar e diagnosticar se não é possível produzir mais e melhor, a um custo mais enxuto e mais racional, sem que isto, interfira na qualidade do serviço e sua capacidade de produzir com qualidade, outra frente a se atacar é em relação a qualidade e aceitação do produto ou serviço no mercado, se estes estão satisfazendo e atendendo o mercado, com o grau de qualidade que se deseja, mas todo o aumento de produtividade tem que vir acompanhada de algum investimento, seja para melhorar o ambiente de trabalho, seja para incentivar as pessoas a produzirem mais, seja para capacitar as pessoas e as tornarem mais produtivas, seja para se ter processos mais racionais e enxutos, seja para que todo o processo produtivo seja mais eficiente, e com isto, poder atacar as causas da improdutividade, o que irá requerer um trabalho minucioso e criterioso de análise e diagnóstico, e a partir disso, atacar as causas e encontrar respostas, com as soluções que resolvam e solucionem o problema produtivo.

Um dos meios de se aumentar a produtividade é rever os processos internos e em como estes estão se deslanchando, em relação ao fluxo de trabalho, de forma a conhecer e documentar, como todo o tramite de execução produtivo é realizado, os passos que são necessários para que cada processo seja executado, o tempo envolvido em cada passo, e qual a burocracia que se faz necessária, qual é a segurança que existe em todo o processo, e o que pode ser causa de atrasos e desvios no processo, que incorrem na sua demora, e com isto, encontrar gargalos e desperdícios que podem estarem tomando tempo, e causando gastos excessivos. Este levantamento e acompanhamento tem que ser feito, levando em conta as reclamações e observações, que os participantes no processo relatam em relação as dificuldades e problemas existentes, e quando se tratar de processo produtivo, ao qual existe uma linha de produção, este tem que ser mensurado quanto a sua capacidade de produção, para que se conheça o quanto se pode produzir, em relação a quantidade de itens produzidos, e o que seria necessário para produzir mais, e tudo tem que ser feito levando em consideração a quantidade que esta envolvida, condizente com a qualidade requerida, para que o tempo para se produzir esteja em conformidade e atenda estes requisitos, como também, a qualidade a ser desejada estar sendo acompanhada e avaliada, em relação aos requisitos que devem serem atendidos e confirmados.

Outra forma de melhorar a produtividade envolve a contratação de pessoal, já que se o processo produtivo é enxuto e consegue entregar com qualidade, e não há mais o que fazer em relação ao tempo e a quantidade, pois estes estão em conformidade com a capacidade produtiva, então se contrata mais pessoas, que podem executar o mesmo processo ao mesmo tempo, permitindo aumentar a produção, e caso a capacidade de produção na mesma linha de produção esteja no limite, o que se pode fazer é criar mais turnos de produção, que aproveitam intensamente toda o tempo disponível para se produzir em um dia inteiro, envolvendo a mesma linha de produção, de forma a elevar a capacidade produtiva, e como o dia tem 24 horas, é possível se ter até 3 turnos de produção no dia, triplicando a capacidade produtiva, com 3 turnos de 8 horas de produção, e assim, poderem produzir mais, o que exigirá investimentos em pessoal, instalações, equipamentos, treinamento e gerenciamento, para que se produza mais, ou seja, terão que serem feitos investimentos, que possam satisfazer e atender a necessidade de incrementar a capacidade produtiva.

Se o problema é de falta de motivação e empenho, o que se tem que observar é se as pessoas estão realmente capacitadas para desempenhar e realizar suas funções, bem como, se estão sendo remuneradas em acordo com o mercado, como também, se esta sendo oferecido um ambiente propicio para que as pessoas trabalhem com mais satisfação, por isto, investimentos terão que serem feitos em pessoal, seja para remunerar melhor, seja para contratar pessoas melhor capacitadas, seja para treinar e preparar melhor as pessoas, além de, ter incentivos que valorizem e melhorem a produtividade, e com isto, tornar a motivação condizente com uma capacidade produtiva que se espera em relação ao que se oferece como ingredientes motivacionais, bem como,  instalações mais adequadas e condizentes com o nível de produtividade que se quer, precisam serem levadas em consideração, assim como o ambiente interno, em relação a clima nas relações humanas, para que as pessoas trabalhem com satisfação e orgulho, aonde todos são respeitados e tratados da mesma forma, cujas oportunidades existem para todos, considerando sempre o mérito como fator de recompensa, para que todos se sintam parte de um grupo coeso e unido, que trabalham em prol da organização.

As tecnologias e seus avanços tem incrementado o desenvolvimento de novas ferramentas que permitem maior produtividade, ou seja, a tecnologia quando aplicada com este objetivo, tende a aumentar a capacidade produtiva, como também, diminuir custos, em gastos que podem estar onerando as receitas, e assim, se investe em novos recursos tecnológicos visando aumentar as receitas, com a diminuição de gastos, e incremento da produtividade, conseguindo melhorar a qualidade, para bem satisfazer o mercado, de forma conseguir ser mais competitivo para poder atrair mais clientes, neste caso, os investimentos devem serem feitos em novas tecnologias, visando melhorar a produtividade e ganhos ao longo do tempo, para que se pague os investimentos, com aumento da receita causada pelo aumento da produtividade, envolvendo custos menores de produção. A automatização pode propiciar grande incremento na capacidade de produzir, já que as máquinas podem operar ininterruptamente, sem intervalos para descanso, almoço e férias, o que pode ser um grande apelo para incremento da produção, mas requer investimento, bem como, acompanhamento e monitoramento de qualquer iniciativa que busque automatizar, além de que, a revolução digital, pode ser posta como uma facilidade, ao qual a acessibilidade esta permanentemente disponível para que o cliente tenha acesso aos produtos e serviços que organização dispõem, com atendimento via chat e canais de vendas automatizados, além de aplicativos móveis que podem serem acessados em qualquer lugar, tudo isto, pode melhorar e contribuir para aumentar a produtividade em qualquer organização.

A busca por melhorar a produtividade esta associada muito a questões de gastos e ganhos, aonde se quer conseguir melhorar os ganhos, como também, diminuir os gastos, para que se possa melhorar competitividade dos produtos junto ao mercado, ao qual, custando menos para se produzir, pode assim, praticar preços mais atrativos para que os clientes sejam conquistados, como também, melhorar a receita, através de custos de produção menores, já que se consegue produzir mais produtos, com menos gastos, de forma que as receitas melhorem, sem que seja necessário diminuir os preços de venda, mas aumentar a produtividade com descuido na qualidade, pode ser um tiro pela culatra, pois os clientes podem não gostar da baixa qualidade verificada nos produtos e serviços, assim, o fator qualidade deve sempre estar presente quando se quer melhorar a produtividade, para que não se resolva um problema, criando outro. O aumento da produtividade tem muito haver com a habilidade dos profissionais, em também estarem conscientes e capacitados para cumprirem com seus papeis e funções, condizentes com a expectativa relativa ao que a organização oferece em termos de salários e benefícios, por isto, existem também aspectos internos relativos ao pessoal, aos processos, aos métodos e a conscientização interna, porque uma empresa cujo grau de maturidade é elevado em relação ao que esta produz, desenvolve, realiza, executa e faz, tende a ser mais produtiva, de forma que seu negócio e atividade prosperem com toda a organização empenhada nisso, e para isto, é necessário que a organização esteja atenta a este comprometimento interno com o resultado, bem como, observando e acompanhando ao comportamento dos clientes, que quando satisfeitos, irão sempre ter os produtos e serviços da organização com referência em qualidade e atenção as suas necessidades.

Uma melhor abordagem a ser dada quanto a produtividade é a análise que se faz usando a técnica com o quadro envolvendo a matriz das 4 células, o FOFA(FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS E AMEAÇAS), em que se olha a produtividade por diversos prismas em relação a sua força, a sua fraqueza, suas ameaças e suas oportunidades, de forma a que se enalteça e mantenha a sua força produtiva, corrija suas fraquezas, atacando esta deficiência na produção, e observando para se  perceber se existem oportunidades, que podem serem exploradas, como também, identifique as ameaças, que podem prejudicar e até destruir qualquer produtividade existente, por isto, esta análise deve ser feita por diversas perspectivas, envolvendo a abordagem produtiva, devendo ser observado e olhada pela perspectiva de pessoal, pela perspectiva operacional, pela perspectiva tecnológica, pela perspectiva financeira, pela perspectiva mercadológica e pela perspectiva de qualidade, para que não tente resolver e atacar em uma frente, e ao mesmo tempo, desguarnecendo a outra frente, o que pode não surtir o efeito desejado, como também, criar maiores problemas para a organização.

A produtividade também esta relacionada com o mercado em relação a absorção dos produtos e serviços pelo mercado, em quanto o mercado esta buscando, procurando e aceitando os produtos e serviços oferecidos, para que esta tenha motivos para ser mais produtiva, pois a demanda precisa estar sendo atendida, mas caso seja o contrário, em que a demanda não esta condizente com a capacidade produtiva, que por ser incipiente e baixa, se tem uma capacidade produtiva ociosa, e para isto, é preciso olhar ao que o mercado esta buscando, procurando e aceitando, quais são os desejos e vontades que precisam ser satisfeitos para atender o mercado em relação aos produtos e serviços oferecidos, pois o preço praticado na comercialização dos produtos e serviços, podem não estarem sendo competitivos, ou que não estão existindo apelos comerciais que atraiam o cliente, bem como, que os produtos e serviços, não estejam sendo desenvolvidos de forma inovadora para provocarem e terem uma reação do mercado, com apelos diferenciais, que impliquem numa vantagem competitiva, para assim, conquistar o mercado, e poder condizer a capacidade produtiva com uma demanda que foi provocada, ou seja, tornou os produtos e serviços mais atrativos, e com isto, aumentou a demanda destes, que por conseguinte, aumentou a capacidade produtiva, que já tinha condições de produzir mais, mas que estava ociosa e inativa, justamente por não haver demanda para os produtos e serviços. As crises financeiras ou econômicas, podem interferir na demanda, e conseguinte, diminuir a produção, já que não se tem a mesma procura pelos produtos e serviços, em decorrência de um mercado em retração, o que irá incorrer na ociosidade produtiva de qualquer organização.

Aumentar as vendas e comercialização tem como reflexo o aumento da produção, que para atender a demanda, precisa produzir mais,  o que irá requerer investimentos para que os produtos e serviços, sejam mais bem aceitos, mais procurados, mais encontrados, mais facilitados e oportunizados, e com isto, atrair clientes para estes, tudo tem haver com o mercado, que se não sabe aonde encontrar, como encontrar e ser atraído pela organização, seja na internet, seja no aplicativo móvel, seja no estabelecimento comercial, e não se pode obter maior produtividade, porque esta também depende da demanda pelos produtos e serviços que estão sendo oferecidos ao mercado.

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