Atribuições, Incumbências e Prerrogativas de um Gestor
Um gestor sabe que precisa planejar e organizar a sua rotina de trabalho para que possa bem cumprir com suas atribuições e incumbências, em bem gerir e administrar suas atividades, e nenhum gestor pode ser eficiente sem que tenha claro quais são suas prerrogativas como gestor, a fim de cumprir e executar a sua função, em como bem servir a organização, de forma que os trabalhos fluam e que as coisas aconteçam, o que depende do empenho e dedicação do gestor.
- Planejar e Organizar: Gestor deve planejar bem suas atividades e organizar estas em função de horário e dia, bem como, ter um planejamento em cumprimento com compromissos assumidos na semana, cuja responsabilidade lhe é inerente em relação a sua missão e objetivo como gestor.
- Definir Objetivos e Metas de trabalho para que possa dar vazão as demandas e necessidades da organização, em relação as suas atribuições e responsabilidades, no tocante as atividades que tem que cumprir.
- Delegar tarefas e distribuir atividades: O gestor deve delegar e distribuir a carga de trabalho em relação as demandas que estão sob sua responsabilidade, para que seus subordinados, em função das competências, capacidade e habilidade, em relação ao cargo que cada colaborador exerce para atender e satisfazer a organização, no que se refere as atividades aos quais cada um desempenha para atender suas funções.
- Desenvolver uma agenda de trabalho com uma frequência periódica: O desenvolvimento e aplicação de uma agenda, faz parte do planejamento de delegação, acompanhamento, instrução e diagnóstico, bem relação as atividades e tarefas que foram delegadas aos seus colaboradores
- Dialogar com frequência com seus colaboradores: O diálogo é imprescíndivel para haver integração, envolvimento, participação, colaboração e cooperação de toda a equipe de colaboradores sob a responsabilidade de um gestor, que deve respeitar e tratar todos da mesma forma, aceitando e acatando as diferenças, bem como, manter contato e interação frequente com seus colaboradores, para que todos se sintam energizados e motivados, sendo parte de um grupo coeso e unido na organização.
- Se interessar e conhecer o que cada colaborador esta fazendo, bem como, como pretende fazer e quando vai entregar a tarefa ou serviço: A interação com os colaboradores deve ser permanente para que haja um relacionamento que objetive estreitar os laços profissionais, e isto, em nada tem haver com a vida pessoal de ninguém, mas sim, que se discuta, converse e se dialogue a respeito de atividades, atribuições, funções, tarefas e serviços ao qual cada um é responsável e tem que cumprir, para ver e saber, se as coisas estão indo como cada um quer e deseja no trabalho.
- Reunir-se com todos para discutirem problemas e soluções referente as atividades e tarefas: Reuniões devem acontecer em grupo, para que todos se familiarizem com quaisquer problemas, dificuldades e soluções, que possam interessar e favorecer o grupo, de forma que todos aprendam, cresçam e se desenvolvam no trabalho, em relação as suas atividades.
- Ser transparente em suas atribuições, bem como, informar e esclarecer sobre questões envolvendo as atividades, serviços e tarefas ao qual são de responsabilidade do seu grupo de trabalho: A agenda de trabalho deve ser de conhecimento de todos, para que os colaboradores tenham conhecimento de como estarão previstas e agendadas as negociações em relação as atividades, bem como, as definições e tomadas de decisão em relação as tarefas que cada um esta envolvido e que depende da participação e envolvimento do gestor.
- Ouvir e ser aberto em relação as demandas e solicitações de trabalho dos seus colaboradores: Os colaboradores precisam ter um canal aberto de diálogo para que possam expressar sentimentos, dúvidas, receios e preocupações, em relação ao trabalho e suas atividades, pelos quais, o gestor deve ser um facilitador, a fim que busquem encontrar soluções ou propor alternativas para todas estas questões.
- Definir prazos e estabelecer roteiros de trabalho junto com a sua equipe: A participação em grupo é de suma importância, a fim de que todos se empenhem e se dediquem ao que fazem, bem como, tenham satisfação e orgulho do que fazem, porque ao participam,se sentem parte e envolvidos com as atividades, tarefas e serviços, assumindo responsabilidade sobre estas.
OBS: Todo gestor tem que ter consciência da sua função e do cargo que ocupa em relação a sua capacidade de liderança junto ao grupo que gerência, por isto, deve se relacionar de forma justa e aberta com todos, e nunca negligenciar e menosprezar as pessoas em função de estilos e comportamentos diferentes, pois as pessoas são diferentes, e percebem quando são tratadas com menosprezo ou negligenciadas no trabalho, e a avaliação deve sempre estar focada no desempenho profissional, ao qual as pessoas são avaliadas pelo resultado de seu trabalho, bem como, empenho em realizar e desenvolver sua função.
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