Os Gerentes e Executivos no Papel de Gestores nas Organizações
As organizações precisam contar com pessoas com as quais possa confiar e delegar atribuições a nível gerencial, ao qual, comandam e coordenam atividades envolvendo os demais colaboradores que se subordinam as suas instruções, e nenhuma organização pode ser eficaz sem que tenha pessoas confiáveis e que demonstrem esta cumplicidade com a atividade e o negócio da organização, que se integram aos interesses da organização, para que suas ações possam fazer com que tudo seja executado em atendimento as demandas e necessidades da organização, envolvendo os pedidos e solicitações que são enviados, a fim de que os trabalhos, no que se refere a atividade e negócio da organização sejam realizados, e com isto, a organização conseguir cumprir com a sua missão, que depende muito de que os níveis gerencias atuem com eficácia e empenho, o que requer um perfil conciliador e mediador, para que consiga fazer com que os demais colaboradores se reportem e se deixem liderar por alguém nesta posição.
Alguém que ocupa um nível gerencial, que envolve comando e ação executiva, deve ter consciência de seu papel de liderança junto aos demais colaboradores, e por isto, tem que comportar-se e agir com esta atribuição, que é dar exemplo para os seus liderados, em como se dedica e se empenha na sua atividade e função, para que os demais possam seguir seus passos, pois alguém nesta posição é referência dentro da organização, e se uma pessoa em nível gerencial não se comporta com esta consciência, o que era para ser algo organizado, tende a ser o oposto, porque as pessoas perdem a referência em que se apoiar e com quem se reportar, visto que toda a pessoa que esta em um nível gerencial, chegou a ocupar esta posição porque goza de alguma confiança na estrutura da organização, pela qual, somente pode ter conseguido chegar a esta posição, em função da sua capacidade e competência, cujas habilidades lhe proporcionaram condições para alcançar tal posição, e quanto se tem alguém que pode ocupar uma posição a nível gerencial por reunir algumas características e certas competências, mas que não tenha todo o preparo, estas são então preparadas para ocupar uma posição a nível gerencial, que através de cursos, treinamentos e orientação, são preparadas e devem serem conscientizadas das suas responsabilidades e atribuições, e sempre a pessoa deve estar condicionada em reunir algumas características que são inerentes há alguém desta posição, como a capacidade de se colocar no lugar do outro, de liderar pelo exemplo, de dialogar e favorecer o trabalho em equipe, bem como, relacionar-se com as pessoas de forma equilibrada, pois sabe delegar tarefas, distribuir atividades e incluir todos, ao qual precisa tratar as pessoas de forma igual e justa, prevalecendo sempre o mérito como resultado do trabalho, a ser balizador de empenho e dedicação, sem que as pessoas sejam apreciadas por outras razões e motivos, em detrimento da sua capacidade de trabalho, de forma a ser valorizada somente pelo que contribuí com o seu trabalho.
Um gestor tem que reunir certas qualidades que são indiscutivelmente necessárias para que alguém possa ocupar uma posição em nível gerencial, que requer habilidade e maturidade profissional acima da média, em relação a trabalhar em equipe, em relação a poder dialogar com todos, em relação a aceitar as diferenças e em relação ao considerar as pessoas, com todos os seus problemas e dificuldades, a fim de poder dialogar com facilidade, e assim, ser reconhecido e valorizado como líder, porque gestor também requer ser líder, que deve ser exemplo de conduta profissional, para que as pessoas o respeitem, bem como, que se orgulhem de trabalhar na organização, por esta valorizar e promover as pessoas realmente certas e aptas para ocupar estas posições a nível gerencial, e colocar a pessoa errada, na posição errada, poderá levar toda uma equipe ou grupo de trabalho a não conseguir os resultados que tanto interessam a organização, em função de que, muitas pessoas podem misturar a vida pessoal com a vida profissional, o que requer uma conduta diferente em ambos os casos, já que na vida profissional, todos são remunerados e pagos pelo que fazem e produzem, pelas suas competência e habilidades, e por isto, alguém nesta posição tem que reconhecer e saber valorizar isto como requisito essencial no trabalho, mas sem invadir e interferir na vida pessoal de alguém, pois para um comportamento profissional, o que se quer é atitude e responsabilidade em relação ao seu trabalho, muito embora, as empresas possuam códigos de ética, conduta e responsabilidade, que exigem também que estes profissionais estejam atentos e respeitem as leis existentes em relação a sua conduta civil, fora do âmbito do trabalho, porque qualquer ato criminoso cometido por alguém a este nível, pode atingir a organização, que passa a ser vista como conveniente, complacente e passiva, em relação a atitudes que não sigam as leis e respeitem as pessoas, seja no trabalho, seja fora do ambiente de trabalho.
Um bom profissional a nível gerencial deve liderar pelo exemplo de conduta profissional, ao qual demonstra comprometimento, empenho e dedicação ao trabalho, de forma que seus subordinados percebam e reconheçam isto, e tenham isto como forma de agir no trabalho, pois acabam por confiar na capacidade de liderança de seu superior, que ao cumprir com suas obrigações e atribuições, este consegue também fazer com que os seus liderados o acompanhem nesta jornada em relação ao comportamento no trabalho, pelo qual tende a influenciar, energizar e envolver todos que estão sob a mesma liderança, e dar exemplo é fundamental para um gestor, quanto ao comportamento no trabalho, para que isto seja espelho para os demais, que se espelham no líder na forma de como agir no trabalho, mas além disso, respeitar as pessoas e oferecer um tratamento leal, franco, sincero e verdadeiro, tudo isto irá influenciar na capacidade de liderar, que consequentemente irá permear toda a sua atividade gerencial. As pessoas que não tem um líder a quem se espelhar no trabalho, acabam por desvirtuar sua atenção em relação ao trabalho, de maneira que, as coisas perdem foco e objetivo, pois tudo é válido e permitido, e um líder que não tem esta noção de ser exemplo no trabalho, em relação a desempenhar sua função, tende a levar todo um grupo de pessoas a pensar que na organização tudo pode, e ninguém se importa com nada, que o trabalho e o resultado estão relegados ao segundo plano, o que á totalmente equivocado, pois as pessoas por não ter referência no trabalho, esquecem até porque trabalham e porque exercem uma função na organização, e o papel do líder, como gestor, é dar rumo, direção e mostrar o caminho, ao qual as pessoas tem que seguir e se orientar, e com isto, cumprir com a sua obrigação em relação as suas atribuições no trabalho.
Sempre é bom lembrar para não esquecer que as pessoas estão gastando o seu tempo e dedicando o seu tempo no trabalho, e negligenciar isto, sem qualquer consideração, por este comprometimento ao trabalho, pode passar a imagem de desconsideração e desrespeito em relação ao tempo que as pessoas dedicam ao trabalho, e um gestor que não leva isto em consideração, estará fatalmente sendo irresponsável com seus subordinados, por isto, todo o gestor que deseja ser bom gestor, trabalha e se empenha no trabalho, e assim, se torna exemplo para seus subordinados.
Alguém que ocupa um nível gerencial, que envolve comando e ação executiva, deve ter consciência de seu papel de liderança junto aos demais colaboradores, e por isto, tem que comportar-se e agir com esta atribuição, que é dar exemplo para os seus liderados, em como se dedica e se empenha na sua atividade e função, para que os demais possam seguir seus passos, pois alguém nesta posição é referência dentro da organização, e se uma pessoa em nível gerencial não se comporta com esta consciência, o que era para ser algo organizado, tende a ser o oposto, porque as pessoas perdem a referência em que se apoiar e com quem se reportar, visto que toda a pessoa que esta em um nível gerencial, chegou a ocupar esta posição porque goza de alguma confiança na estrutura da organização, pela qual, somente pode ter conseguido chegar a esta posição, em função da sua capacidade e competência, cujas habilidades lhe proporcionaram condições para alcançar tal posição, e quanto se tem alguém que pode ocupar uma posição a nível gerencial por reunir algumas características e certas competências, mas que não tenha todo o preparo, estas são então preparadas para ocupar uma posição a nível gerencial, que através de cursos, treinamentos e orientação, são preparadas e devem serem conscientizadas das suas responsabilidades e atribuições, e sempre a pessoa deve estar condicionada em reunir algumas características que são inerentes há alguém desta posição, como a capacidade de se colocar no lugar do outro, de liderar pelo exemplo, de dialogar e favorecer o trabalho em equipe, bem como, relacionar-se com as pessoas de forma equilibrada, pois sabe delegar tarefas, distribuir atividades e incluir todos, ao qual precisa tratar as pessoas de forma igual e justa, prevalecendo sempre o mérito como resultado do trabalho, a ser balizador de empenho e dedicação, sem que as pessoas sejam apreciadas por outras razões e motivos, em detrimento da sua capacidade de trabalho, de forma a ser valorizada somente pelo que contribuí com o seu trabalho.
Um gestor tem que reunir certas qualidades que são indiscutivelmente necessárias para que alguém possa ocupar uma posição em nível gerencial, que requer habilidade e maturidade profissional acima da média, em relação a trabalhar em equipe, em relação a poder dialogar com todos, em relação a aceitar as diferenças e em relação ao considerar as pessoas, com todos os seus problemas e dificuldades, a fim de poder dialogar com facilidade, e assim, ser reconhecido e valorizado como líder, porque gestor também requer ser líder, que deve ser exemplo de conduta profissional, para que as pessoas o respeitem, bem como, que se orgulhem de trabalhar na organização, por esta valorizar e promover as pessoas realmente certas e aptas para ocupar estas posições a nível gerencial, e colocar a pessoa errada, na posição errada, poderá levar toda uma equipe ou grupo de trabalho a não conseguir os resultados que tanto interessam a organização, em função de que, muitas pessoas podem misturar a vida pessoal com a vida profissional, o que requer uma conduta diferente em ambos os casos, já que na vida profissional, todos são remunerados e pagos pelo que fazem e produzem, pelas suas competência e habilidades, e por isto, alguém nesta posição tem que reconhecer e saber valorizar isto como requisito essencial no trabalho, mas sem invadir e interferir na vida pessoal de alguém, pois para um comportamento profissional, o que se quer é atitude e responsabilidade em relação ao seu trabalho, muito embora, as empresas possuam códigos de ética, conduta e responsabilidade, que exigem também que estes profissionais estejam atentos e respeitem as leis existentes em relação a sua conduta civil, fora do âmbito do trabalho, porque qualquer ato criminoso cometido por alguém a este nível, pode atingir a organização, que passa a ser vista como conveniente, complacente e passiva, em relação a atitudes que não sigam as leis e respeitem as pessoas, seja no trabalho, seja fora do ambiente de trabalho.
Um bom profissional a nível gerencial deve liderar pelo exemplo de conduta profissional, ao qual demonstra comprometimento, empenho e dedicação ao trabalho, de forma que seus subordinados percebam e reconheçam isto, e tenham isto como forma de agir no trabalho, pois acabam por confiar na capacidade de liderança de seu superior, que ao cumprir com suas obrigações e atribuições, este consegue também fazer com que os seus liderados o acompanhem nesta jornada em relação ao comportamento no trabalho, pelo qual tende a influenciar, energizar e envolver todos que estão sob a mesma liderança, e dar exemplo é fundamental para um gestor, quanto ao comportamento no trabalho, para que isto seja espelho para os demais, que se espelham no líder na forma de como agir no trabalho, mas além disso, respeitar as pessoas e oferecer um tratamento leal, franco, sincero e verdadeiro, tudo isto irá influenciar na capacidade de liderar, que consequentemente irá permear toda a sua atividade gerencial. As pessoas que não tem um líder a quem se espelhar no trabalho, acabam por desvirtuar sua atenção em relação ao trabalho, de maneira que, as coisas perdem foco e objetivo, pois tudo é válido e permitido, e um líder que não tem esta noção de ser exemplo no trabalho, em relação a desempenhar sua função, tende a levar todo um grupo de pessoas a pensar que na organização tudo pode, e ninguém se importa com nada, que o trabalho e o resultado estão relegados ao segundo plano, o que á totalmente equivocado, pois as pessoas por não ter referência no trabalho, esquecem até porque trabalham e porque exercem uma função na organização, e o papel do líder, como gestor, é dar rumo, direção e mostrar o caminho, ao qual as pessoas tem que seguir e se orientar, e com isto, cumprir com a sua obrigação em relação as suas atribuições no trabalho.
Sempre é bom lembrar para não esquecer que as pessoas estão gastando o seu tempo e dedicando o seu tempo no trabalho, e negligenciar isto, sem qualquer consideração, por este comprometimento ao trabalho, pode passar a imagem de desconsideração e desrespeito em relação ao tempo que as pessoas dedicam ao trabalho, e um gestor que não leva isto em consideração, estará fatalmente sendo irresponsável com seus subordinados, por isto, todo o gestor que deseja ser bom gestor, trabalha e se empenha no trabalho, e assim, se torna exemplo para seus subordinados.
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