Direcionamento Estratégico para Realizações
Direcionamento estratégico é o documento que estabelece uma direção a ser seguida pela organização em relação ao futuro, é o estabelecimento de um rumo que indique o que é esperado para organização no que tange à crescimento, posicionamento e como será sua estratégia de abordagem em relação ao mercado em que atua, buscando com isto, que possa ser definido o seu plano estratégico que embasado no direcionamento tenha como fixar o escopo estratégico, pois para poder ser desenvolvido um plano, primeiro é preciso ser organizado um objetivo amplo que orientado pela visão e missão da organização, mostre o caminho a ser seguido e o rumo a ser trilhado, enquanto que o planejamento estratégico fixa os objetivos, estabelece as metas e persegue resultados, o direcionamento determina a orientação que indique para onde e aonde quer chegar a organização e qual será o objetivo maior em relação ao que busca a organização quanto ao seu crescimento e seu posicionamento no mercado entre os concorrentes, tendo como alvo maior sempre buscar o aperfeiçoamento e a melhoria da organização, para que possa atender sempre com satisfação e garantia de qualidade com os seus produtos e serviços. O direcionamento estratégico deve sintetizar todo um conjunto de objetivos e metas a serem perseguidos pelo planejamento estratégico, enfatizando também como deverá ser o posicionamento que definirá os meios e as formas para se alcançar estes objetivos, tendo como premissa ser um documento que indique qual é o norte que esta a organização seguindo, que também determinará para aonde a organização quer ir e qual o caminho a ser seguido, é um instrumento que estabeleça um horizonte, mostre caminhos e oriente as ações que deverão ser implementadas por conta do planejamento estratégico. Os executivos da organização tem no direcionamento estratégico um importante instrumento para orientação e base para servir como guia quanto as decisões que devam ser tomadas por eles, pois no direcionamento esta estabelecido toda uma visão que a organização tem em relação a buscar desenvolver o seu negócio no mercado em que atua, seja no mercado local ou em relação até mesmo ao mercado global, podendo haver e devendo haver direcionamentos específicos para cada realidade de mercado em que a organização possui atividade, seja para um mercado local especifico, em envolvendo o trabalho de filiais e subsidiárias, atuando como estrutura de uma multinacional, pois cada país possui uma realidade diferente, desta forma tem que ser observado e respeitado estas diferenças e que sejam estas contempladas no direcionamento posto em prática em cada país por uma filial de uma multinacional, assim como, deve haver um direcionamento global, atendendo a organização de forma global, sendo feito pela matriz do grupo.
O direcionamento estratégico é o documento maior e a principal doutrina em relação ao objetivo mais abrangente da organização, tem neste documento as linhas gerais e mais abrangentes de como será a atuação da organização, como será definida o seu crescimento e como deverá ser buscado este crescimento, sempre tendo como parâmetros de embasamento, a realidade do mercado em que esta a organização inserida, a realidade econômica percebida, e as projeções que se fazem em relação ao desenvolvimento da economia local e global, tendo como apoio ao desenvolvimento deste documento toda uma variedade de informações prestadas pelos agentes econômicos oficiais de cada mercado, com também, as previsibilidades da economia global.
O direcionamento estratégico deve ser um documento que deve ser revisado e atualizado anualmente, como também reforçado as suas doutrinas em linhas gerais para tornar público e de conhecimento de todos os envolvidos no esforço para execução das atividades da organização, todos os executivos, sejam eles da organização global, ou da organização local, na matriz ou nas filiais e subsidiárias, devem conhecer as linhas gerais e norteadoras descritas no documento para que possam se orientar quanto a tomadas de decisão envolvendo toda a organização, seja como grupo organizacional, seja como organização local atuando em um mercado especifico, o direcionamento estratégico global deve abranger toda a organização, enquanto o direcionamento estratégico local, deve abranger somente a organização local, sendo que o direcionamento local esta subordinado as ideias e doutrinas gerais do direcionamento estratégico global.
O direcionamento estratégico é o documento maior e a principal doutrina em relação ao objetivo mais abrangente da organização, tem neste documento as linhas gerais e mais abrangentes de como será a atuação da organização, como será definida o seu crescimento e como deverá ser buscado este crescimento, sempre tendo como parâmetros de embasamento, a realidade do mercado em que esta a organização inserida, a realidade econômica percebida, e as projeções que se fazem em relação ao desenvolvimento da economia local e global, tendo como apoio ao desenvolvimento deste documento toda uma variedade de informações prestadas pelos agentes econômicos oficiais de cada mercado, com também, as previsibilidades da economia global.
O direcionamento estratégico deve ser um documento que deve ser revisado e atualizado anualmente, como também reforçado as suas doutrinas em linhas gerais para tornar público e de conhecimento de todos os envolvidos no esforço para execução das atividades da organização, todos os executivos, sejam eles da organização global, ou da organização local, na matriz ou nas filiais e subsidiárias, devem conhecer as linhas gerais e norteadoras descritas no documento para que possam se orientar quanto a tomadas de decisão envolvendo toda a organização, seja como grupo organizacional, seja como organização local atuando em um mercado especifico, o direcionamento estratégico global deve abranger toda a organização, enquanto o direcionamento estratégico local, deve abranger somente a organização local, sendo que o direcionamento local esta subordinado as ideias e doutrinas gerais do direcionamento estratégico global.
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