Administração em uma Crise Instaurada e sob Forte Pressão
Às crises podem ocorrer em qualquer circunstância e a qualquer momento, nem sempre uma crise da sinais que irá se instaurar, nem sempre se esta preparado para administrar uma crise, às crises geralmente emergem e se instauram sem que houve avisos, alertas ou houvessem instrumentos para evita-lá, não há como prever e saber quando acontecerá uma crise e como esta será instaurada, às crises vem a tona e aparecem do nada, basta um acontecimento inesperado, uma situação não prevista, uma atitude mal pensada, para que uma crise aconteça, ganhe força e se potencialize, tendo consequência inimagináveis e imprevistas. Administrar crises instauradas e ter que trabalhar sobre forte pressão envolve um controle exponencial por parte de quem tem a responsabilidade por manter a calma e buscar controlar uma situação de crise, evitando que esta se alastre e tome rumos imprevisíveis, por isto, deve haver um empenho sobre humano para que não deixe que à crise extrapole e busque caminhos que fujam a qualquer tentativa de controlar uma crise, para evitar que uma crise extrapole ou mesmo potencialize seus efeitos, deve o Administrador responsável por buscar controlar uma crise estar preparado emocionalmente e manter o auto-controle tanto a nível de comportamento, como de atitudes, expressões e gestos, pois as atenções estarão todas voltadas para o administrador, pessoas buscam em alguém a confiança para não entrarem em pânico, tendo neste caso o administrador que exercer a sua capacidade de liderar para não deixar que o caos seja instaurado, que as coisas fujam de controle e que ninguém mais acredite em ninguém, em que todos passem a buscar uma solução individual, não mais acreditando no responsável por controlar a situação e buscar uma solução para a crise. O controle emocional nestes casos é fundamental para evitar o descrédito e a desconfiança na capacidade de o administrador liderar sob forte pressão, sem que fique desacreditado e perca o controle da situação, mantendo a calma e a paciência, buscando sempre acalmar os ânimos e as exaltações, fazendo com que todos fiquem não fiquem nervosos e tomem atitudes prejudiciais a um ambiente de crise instaurada, criando mais pânico a já uma situação extremamente difícil, que busque fazer com que todos tenham calma, busquem não agir intempestivamente, que procurem colaborar e ajudar a encontrar uma solução para a crise, sem que entrem em estado de desespero, neste caso o administrador deve reunir e fazer com que todos compreendam da gravidade da situação mas que não entrem em pânico, que certamente agravará ainda mais uma crise instaurada e que em nada ajudará a resolver e solucionar a crise, manter a calma é fundamental, manter o auto-controle é necessário, sem que a crise tome rumos impensáveis ou que fuja a qualquer tentativa de controlar a situação. Tendo o administrador conseguido a cooperação de todos e um certo controle da situação, deve então buscar organizar todo um esforço em torno de buscar conhecer e entender o que motivou a crise e o que pode e deve ser feito em primeiro instante, buscar organizar um plano com ações que tratem de minimizar os efeitos de uma crise, tendo em torno de um plano e de um trabalho organizado, a esperança e a conquista da confiança voltada para solucionar à crise, o plano deve envolver a participação e o engajamento dos que se disponham a colaborar e estão mais controlados e mantendo a calma, para não dificultar os trabalhos, mas tão logo se tenha um plano, este deve ser compartilhado com todos para que conforte os que estão em estado de choque e sob forte pressão, a fim de que estes também possam se acalmar, somente uma crise pode ser abrandada quando houver condições para que sejam encontradas soluções para resolver uma situação de crise, e a medida que o plano avance, que as ações sejam postas em prática e que haja exito na execução, novas ações pensadas e planejadas devem ser iniciadas, buscando sempre mitigar a crise e abrandar a situação extrema, sempre tendo objetivo melhorar a situação. Um trabalho incansável deve ser desenvolvido sempre de forma organizada buscando planejar cada ação para conseguir avançar e mudar esta situação de crise, com o tempo e com as ações, as pessoas afetadas também iram ficar mais calmas e contribuíram para ajudar a solucionar à crise, iram entender que somente com a colaboração e envolvimento poderá haver uma solução, fazendo com que à crise se dissipe de forma organizada e controlada, mesmo que as consequências não tenham mais como ser revertidas, que os acontecimentos não tenham mais como ser corrigidos, para certas coisas nada mais pode ser feito, a não ser ficar calmo, buscar o controle emocional de todos e não deixar que os efeitos da crise causem mais prejuízos do que já causaram.
Administrar crises deve ser fundamental para que não tenham efeitos mais devastadores e causem mais transtornos do que os já ocorridos, crises sempre causam danos, sempre causam prejuízos, sempre causam estragos e sempre causam dor, por isto é tão fundamental saber administrar e controlar uma crise, buscando sempre amenizar e mitigar os efeitos, na tentativa de frear suas consequências, o controle de uma crise envolve paciência, calma e auto-controle, dos que tem como responsabilidade administrar uma crise, não deixando se abater pela pressão e se deixar influenciar pelo clima de pânico e desespero que sempre estarão presentes em situações de crise.
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