Organizações não podem se auto idolatrar
A competição do mundo moderno e as novas transformações que estão acontecendo em ritmo cada vez mais veloz aliada a força impulsionadora de novos negócios que surgem do nada, apenas alimentadas pelo impeto e a criatividade de seus idealizadores, que buscam através da inovação a conquista de clientes e mercados, tem acirrado a concorrência entre todas as organizações, que não podem mais se dar ao luxo de se auto idolatrarem, mesmo possuindo estruturas e um aparelhamento interno que as torne altamente competitivas, pois o mercado é impiedoso e não é complacente com aqueles que não estiverem sempre inovando e atentos as mudanças a que estão todas as organizações sujeitas, pois ninguém é imune a fracassos e tropeços, inovar é preciso, crescer é preciso, melhorar é preciso e buscar sempre fazer mais e melhor, atenta sempre ao que os clientes desejam em relação aos produtos e serviços oferecidos, por isto, a inquietação deve ser uma constante na vida das organizações modernas, e sempre ter um posicionamento que almeje melhorar e buscar continuamente a qualidade em seus produtos e serviços, como também na sua estrutura interna, para que não venha agir como uma organização que tenha atingido o topo e fique se vangloriando por isto, pois o menor descuido, o menor deslize e a menor desatenção pode por tudo a perder, história de sucesso é bom e serve como força para continuar crescendo e se aperfeiçoando, mas não é o suficiente para garantir o futuro, nenhuma organização por maior que tenha sido a sua história de conquistas e tenha a levado a se tornar o sucesso que hoje a torna o que é, garantiram que seu futuro seja também de sucesso, senão tiver todo um aparelhamento para não se acomodar, para não se enfraquecer e se deixar levar pelo passado, pois o futuro só será garantido pelo trabalho do presente pensando em sempre fazer o melhor para atender o futuro, não se pode mais parar no tempo e achar que o que conquistou e conseguiu é o suficiente, pois qualquer tropeço ou qualquer rumo na mudança no cenário externo, tanto a nível de mercado, como de concorrentes ou de novas tecnologias, podem afetar a organização que foi um caso de sucesso, mas que por não ficar atenta e manter uma postura de vigilância e melhoria, acabou ficando a merce dos acontecimentos e fragilizada em relação as mudanças ocorridas. Uma equipe de profissionais deve estar preparada para perceber e reagir as novas ameças que podem surgir, tanto ao negócio da organização, como também, em relação aos concorrentes e novos competidores, que podem buscar novas estratégias e novas abordagens muita mais ousadas para conquistar mercados e clientes, o que certamente prejudicaram os negócios e atividade da organização, por isto, esta equipe deve ser montada para monitorar o mercado, a concorrência e o surgimento de novas tecnologias, que possam impactar no negócio, na atividade e no mercado ao qual a organização esta inserida, esta equipe deve ser composta por indivíduos das mais diversas áreas de especialização da organização, que devem se reunir mensalmente para discutir e prever todas as ameças que podem repercurtir no negócio e na atividade da organização, devendo ser montado um comitê permanente para que pessoas possam identificar e ou mesmo alertar sobre qualquer mudança ou dificuldade, que poderá vir a ameaçar a organização.
A insatisfação e a busca pela melhoria continua deve ser a tônica que move a organização, mas também não será suficiente para garantir o futuro das organizações nestes tempos de mudanças cada vez mais rápidas, devem as organizações estarem preparadas para se ajustarem e se adaptarem a novas tecnologias, a novas ameças e as exigências do mercado, em relação a atender sempre melhor e fazer melhor, para não ficar obsoleta, pesada e lenta, em relação a se adaptar aos novos tempos e a evolução dos mercados, que estão sempre buscando satisfazer seus interesses em relação a também querer crescer, o que uma organização busca é também o que a outra organização busca, o que diferencia elas é a sua capacidade de conseguir atingir seus objetivos, a sua competência em fazer o negócio ganhar envergadura e se fortalecer, mantendo sempre os pés no chão para não achar que ninguém pode mais chegar aonde chegou a organização.
Comentários
Postar um comentário