Mapeamento do Mercado e o Negócio

As organizações precisam conhecer o mercado em que atuam e para isto devem não somente saber como operar o seu negócio, com desenvolver a sua atividade, como se impor no mercado, como colocar seus produtos e serviços a disposição do mercado e ainda como gerir a sua atividade a fim de atender as demandas, as necessidades, as vontades e desejos desse mercado, neste sentido, precisam antes de tudo saber como diagnosticar bem o mercado para que possam se inserir de forma a tornarem se atraentes, bem vistas, percebidas e tornado-se uma opção melhor entre todas as outras opções existentes, sendo melhor e bem posicionada quando ao seu estabelecimento no mercado. Um mapeamento pode ser feito e deve ser feito quando se quer conhecer o que é o mercado em que se esta inserido, isto serve para que se tenha uma visão ampla e plana do que é o mercado e como ele esta representado, podendo ser feito este mapeamento em diversas formas e em diversos níveis de abrangência, devendo o mapeamento refletir de forma abrangente toda a atividade do mercado e como ele esta particionado, dividido e estabelecido, pois o mercado pode ser representado por uma, duas ou mais empresas, pode ser monopolizado ou fragmentado, pode ser altamente competitivo ou pouco competitivo, pode ser um mercado dinâmico e flexível, como pode ser um mercado estático e pouco desenvolvido, sendo restrito e fechado, também pode ser um mercado em que bloqueios, barreiras e dificuldades tenham que primeiro serem rompidos, ultrapassados e vencidas para que se possa conseguir atuar com maior exito, e ter acesso mais livre como também ter conquistado a confiança e a credibilidade para ser percebido como pertencente ao mercado. Um mapeamento é neste sentido de saber o que é o mercado, como ele se comporta e como ele é composto, para que possam ser estabelecidas estratégias, para que se possam ser pensados formas e meios a fim de se desenvolver, crescer e atuar de maneira a potencializar as ações da organização.

Um mapeamento também pode servir para que possam descobrir eventuais lacunas, brechas não atendidas no mercado, pois podem ser percebidos que certas áreas, certos produtos, certas necessidades não estão sendo atendidas, percebidas e olhadas pelo mercado, o mercado cresceu, se desenvolveu, mas não tem uma visão olhada sobre um prisma diferente do qual a organização enxerga, pois sempre foi trabalhado de uma forma, visto de uma maneira e nunca houve alguém que tivesse visto por um olhar por novos ângulos, novas perspectivas, visto que sempre foi agido e percebido de uma forma, e só alguém que busque olhar de forma mais atenta, mais critica e mais detalhada pode perceber, assim como, somente alguém que olhe para o mercado tentando compreender o seu funcionamento, a sua dinâmica pode perceber que existem lacunas não atendidas e que podem ser exploradas a fim de atender tais necessidades desejadas por este mercado, mas que não estão tendo a atenção que merecem.

Um mapeamento pode ser feito de diversas maneiras e de diversas formas, abrangendo desde aspectos quantitativos como também questões de abrangência e de relevância como atenção ao que o mercado quer e deseja em relação a produtos e serviços, em relação a atenção e preocupação, e em relação a confiança e respeito. Pois somente ser mais um no mercado, fazendo a mesma coisa, oferecendo o mesmo e não tendo nada a mais a oferecer, poderá ser como patinar no gelo, e que pode levar tombos, por isto, tem que se ter um caminho, uma rota e um destino para que seja perseguido e dada toda a atenção a fim de não ficar derrapando e patinando no mesmo lugar.

O que é o mercado e como ele é composto? Para responder isto devemos fazer levantamentos e buscar todas as informações que interessam a organização de forma a se conhecer bem o mercado, podendo ser divido por regões, por áreas e por aspectos populacionais, faixa etária, renda, crescimento demográfico, riqueza, desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, custos, preços e competitividade, além de ter um panorama em relação a sua atividade econômica de maior força e como é a cultura nem sempre declarada em relação a como se fazem os negócios neste mercado, é o seu jeitão em que se articulam os mecanismos para que este se desenvolva em relação a como os negócios são feitos. Um mapeamento abrangente e completo possibilitará a organização conhecer bem o mercado e desta forma pensar em estratégias de negócios que possam ser implementadas visando abordar o mercado de forma mais eficiente e eficaz, concentrando seus esforços naquilo que traga resultados e pode proporcionar ganhos de mercado, de lucratividade e aumento na participação deste mercado, tem uma abordagem consciente do que esta fazendo para poder crescer e se desenvolver no mercado, tudo por conta do conhecimento adquirido e de uma estratégia voltada para se inserir e se colocar no mercado, e só pode haver estratégia se a organização sabe o que esta fazendo diante do conhecimento que possui do mercado, pois desta forma, pode se posicionar diante de uma realidade conhecida e que lhe permita competir com os outros concorrentes sem que haja perda de recursos, de tempo e desperdício de dinheiro, a estratégia também deve levar em conta como a organização enxerga o mercado em relação ao seu poder econômico, permitindo desta forma que não busque se colocar como uma organização predadora que tem como meta o lucro em qualquer circunstância, mas sim, o lucro sem que prejudique ou esfole o mercado.

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