Engajamento Profissional da base ao topo no Planejamento Estratégico das Organizações
Uma estratégia ou estratégias para poderem lograrem exito tem que serem compartilhadas e trabalhadas por todos em uma organização, pois qualquer estratégia que for somente de um ou de alguns, se tornará um objetivo imaginário fora de alcance real, no sentido de que, só pode ser visto como estratégia algo que é conhecido, acatado e trabalhado com o envolvimento de todos na organização, sem que fique somente no planejamento e na visão de alguns estrategistas que acham que uma estratégia é algo que permanece no ar sem que se ponha os pés no chã e se trabalhe no cotidiano, nas tarefas diárias, com o envolvimento e a participação de todos os colaboradores da organização, uma estratégia tem que ser um trabalho coletivo com o envolvimento, a participação e o engajamento de todos na organização, não ficando somente no campo das ideias e ideais, tem que ser percebido, praticado e visto como estratégia por todos os colaboradores, sem que estes fiquem a margem ou que façam um trabalho determinado por alguém sem saber que o que fazem faz parte da estratégia da organização, se assim for, qualquer estratégia se tornará uma atividade sem que as pessoas realmente colaborem, se empenhem e desempenhem suas funções com afinco, o que faz tanta diferença quando se pensa em estratégia. Um pressuposto básico de qualquer estratégia bem sucedida é buscar através da colaboração, da cooperação e do trabalho em equipe, em que todos possam trabalhar buscando alcançar certos objetivos para atingir certas metas, perseguindo certos caminhos, neste aspecto, a estratégia deve ser um plano elaborado com a participação e o envolvimento de todos, para que todos os envolvidos assumam suas responsabilidades e somem esforços para conseguir alcançar os resultados desejados.
A elaboração de uma estratégia deve então buscar a participação e o envolvimento da base da pirâmide de uma organização, em que todos os colaboradores possam sugerir e propor soluções, além de serem eles os executores finais de qualquer estratégia a ser implementada, devem então conhecer os planos e metas, além dos objetivos a serem atingidos para que a estratégia se consuma de fato, para isto, devem os gerentes de base reunirem-se com seu grupo, com sua equipe para que estes participem da elaboração de como cada equipe irá atuar em conjunto com as propostas estratégicas designadas para organização, buscando com isto o envolvimento e a colaboração em busca de esforços para que sejam alcançados os objetivos estratégicos. Este envolvimento tem que ser disseminado por toda a organização em colaboração com todos os gerentes de áreas e suas equipes de base através de reuniões, permitindo e possibilitando o envolvimento e a participação de todos os colaboradores.
A estratégia de uma organização deve então ser quebrada em 4 níveis hierárquicos para que seja esta implementada com sucesso, assim o primeiro nível, o nível estratégico fica a cargo da diretoria executiva que tem como enxergar de forma ampla qual deve ser o caminho e direcionamento a ser seguido, já em um nível tático, tem os gerentes seniores a tarefa de traduzir este caminho e direcionamento em ações e projetos que devam ser implementados na organização, e no nível operacional, tem os gerentes de base a tarefa de gerenciarem e executarem tais ações e projetos, contando com o envolvimento, a colaboração, a cooperação e o trabalho de suas equipes de base. Uma estratégia é um trabalho que envolve definição de rumos, definição de metas e definição de objetivos, sendo que para cada uma destas instâncias de execuções deverão haver tarefas as serem realizadas, tendo como aliado as pessoas que realizam estas tarefas, através do desempenho de suas funções nas organizações, aonde as pessoas querem saber que aquilo que estão fazendo e da forma como estão fazendo faz parte da estratégia organizacional, sendo que somente poderão sentir e perceber que estão sendo envolvidas, que estão tendo uma participação efetiva nos resultados organizacionais, quanto estas estiverem conscientes do que estão fazendo, e mais além, elas somente se comprometeram com os resultados se forem ouvidas e possam contribuir no plano estratégico quando tiverem uma participação ativa no estabelecimento das metas e dos objetivos a serem realizados por eles mesmos. Os ganhos virão na forma de resultados tanto para a organização quanto para os colaboradores, através da participação nos resultados financeiros, além de tornarem a atividade profissional um ato de realizações e não somente de cumprimento de obrigações.
A elaboração de uma estratégia deve então buscar a participação e o envolvimento da base da pirâmide de uma organização, em que todos os colaboradores possam sugerir e propor soluções, além de serem eles os executores finais de qualquer estratégia a ser implementada, devem então conhecer os planos e metas, além dos objetivos a serem atingidos para que a estratégia se consuma de fato, para isto, devem os gerentes de base reunirem-se com seu grupo, com sua equipe para que estes participem da elaboração de como cada equipe irá atuar em conjunto com as propostas estratégicas designadas para organização, buscando com isto o envolvimento e a colaboração em busca de esforços para que sejam alcançados os objetivos estratégicos. Este envolvimento tem que ser disseminado por toda a organização em colaboração com todos os gerentes de áreas e suas equipes de base através de reuniões, permitindo e possibilitando o envolvimento e a participação de todos os colaboradores.
A estratégia de uma organização deve então ser quebrada em 4 níveis hierárquicos para que seja esta implementada com sucesso, assim o primeiro nível, o nível estratégico fica a cargo da diretoria executiva que tem como enxergar de forma ampla qual deve ser o caminho e direcionamento a ser seguido, já em um nível tático, tem os gerentes seniores a tarefa de traduzir este caminho e direcionamento em ações e projetos que devam ser implementados na organização, e no nível operacional, tem os gerentes de base a tarefa de gerenciarem e executarem tais ações e projetos, contando com o envolvimento, a colaboração, a cooperação e o trabalho de suas equipes de base. Uma estratégia é um trabalho que envolve definição de rumos, definição de metas e definição de objetivos, sendo que para cada uma destas instâncias de execuções deverão haver tarefas as serem realizadas, tendo como aliado as pessoas que realizam estas tarefas, através do desempenho de suas funções nas organizações, aonde as pessoas querem saber que aquilo que estão fazendo e da forma como estão fazendo faz parte da estratégia organizacional, sendo que somente poderão sentir e perceber que estão sendo envolvidas, que estão tendo uma participação efetiva nos resultados organizacionais, quanto estas estiverem conscientes do que estão fazendo, e mais além, elas somente se comprometeram com os resultados se forem ouvidas e possam contribuir no plano estratégico quando tiverem uma participação ativa no estabelecimento das metas e dos objetivos a serem realizados por eles mesmos. Os ganhos virão na forma de resultados tanto para a organização quanto para os colaboradores, através da participação nos resultados financeiros, além de tornarem a atividade profissional um ato de realizações e não somente de cumprimento de obrigações.
Comentários
Postar um comentário