O Posicionamento da Organização Perante o Mercado
Organizações precisam decidirem qual é a sua intenção como organismo de atuação junto ao mercado, que nada mais é, do que saber em como a organização vai atuar no mercado, ou como a organização se identifica como negócio para o mercado, que é o seu posicionamento de atuação, a fim de que, direcione seus negócios para este posicionamento, ao qual, tudo na organização tem que se voltar para esta visão, bem como, missão organizacional, de forma que possa ser bem sucedida em sua proposta como ente organizacional.
O posicionamento é que define por exemplo sua prática de qualidade, sua prática de negócios, em relação aos produtos e serviços que oferece, sua prática de mercado, em como negocia seus produtos e serviços, sua prática de tecnologia embarcada, interiorizada em seus produtos e serviços e sua prática de preços, quanto a competitividade que visa infringir a concorrência, visto que, estas práticas são determinantes para delinear o seu posicionamento, que por isto, denotam a intenção da organização em atuar no mercado, a identificando com este posicionamento, a fim de que conquiste clientes, conquiste negócios, conquiste mercado, tendo como base a sua missão, visão e filosofia de trabalho, que irão ditar a forma como a organização irá desenvolver sua atividade empresarial.
As estratégias da organização também encampam o seu posicionamento, ao qual, são estabelecidos os objetivos da organização, sejam eles de longo, médio e curto prazo, além de envolverem os objetivos de trabalho, a fim de que a organização seja administrada por objetivos, e pelos quais, são estabelecidos as metas organizacionais, sejam elas gerais, departamentais, setoriais e funcionais, para que a organização não fique tateando no escuro, mas sabendo o que quer, o que precisa fazer, aonde quer chegar e como vai chegar, o que permitirá que consiga atingir seus resultados, com vistas a tornar a organização sustentável, prospera e superavitária, de forma que, esta corresponda aos anseios relativos a sua proposta como organização, em sua atividade de negócio.
O posicionamento maior é o de mercado, em como abordará e atuará no mercado, com seus produtos e serviços, no quesito como quer ser percebida e vista pelo mercado, no que tange a qualidade de seus produtos e serviços, no que tange ao grau de sofisticação em relação aos seus produtos e serviços, no que tange a tecnologia que esta embarcada em seus produtos e serviços, bem como, no que tange a sua atuação junto ao mercado, quanto a sua proposta de negociação, bem como, os preços que pratica para que possa ser competitiva e atrativa para o mercado e seus clientes.
Um posicionamento tem que ser assimilado e absorvido por todos dentro da organização, ao qual todos se submetem, seguem e se orientem, na forma de como trabalhar na organização, ou trabalhar a organização, pois as duas coisas se fundem, e que por isto, isto tem que ser praticado e incutido por todos que devotam o seu trabalho para a organização.
A cooperação e colaboração no que se refere ao posicionamento da organização assume um caráter peculiar, único e impar, pois deste entendimento interno, é que tornará o posicionamento adotado, um fator de reconhecimento e de identificação organizacional, a fim de que, o posicionamento possa ser bem sucedido, mas além disso, o compromisso e a responsabilidade com este posicionamento, é fundamental, visto que isto, influi no alcance dos resultados delineados pelos objetivos propostos, por isto, todos serão avaliados por assumirem este compromisso com a organização, em relação ao seu posicionamento, bem como, em se responsabilizarem por engajarem-se nas metas que definiram para desenvolverem e desempenharem seus trabalhos e funções para a organização.
O posicionamento organizacional também pode ser descrito pelas diretrizes gerais da organização, pelo qual, toda a organização se orienta e se pauta, para desenvolver sua atividade, então o que para alguns, é conhecido como diretrizes gerais, para outros, é o posicionamento adotado, de forma ampla e genérica, ao qual toda a organização tem que se orientar, assim como, existe a missão e visão organizacional, bem como, neste caso em especifico, também a filosofia de orientação como proposta de trabalho da organização.
Posicionamento Específicos:
Qualidade - Oferecer produtos e serviços com a melhor e máxima qualidade, que tenham passados por um rigoroso processo, que se inicia pela especificação de requisitos, projeto, desenvolvimento, testes e implementação, a fim de garantir a qualidade quanto ao que a organização esta oferecendo ao mercado.
Tecnologia - Ser uma organização inovadora em relação aos seus produtos e serviços, bem como, negócios, para que não fique a mercê e dependente do mercado, mas sim, que sempre haja proativamente, de forma que, possa sempre oferecer novas tecnologias incorporadas a seus produtos e serviços.
Negócios - A organização é voltada para negócios, em atender, satisfazer e oportunizar os melhores negócios para seus clientes, bem como, que estes possam convergir em resultados para organização, de forma que, os negócios devem sempre serem pautados por uma negociação justa, clara e transparente, além de ética e integra no que se refere ao relacionamento com os clientes, visando sempre uma abordagem de ganha-ganha.
Preços - Ser uma Organização competitiva no mercado a ponto de fazer frente e se diferenciar junto aos concorrentes, visando sempre, tornar o negócio sustentável, rentável e lucrativo, para que não percamos o sentido e a razão da existência da organização, que esta voltada para satisfazer e atender o mercado em que atua, e pelo qual, é a razão da existência da organização.
Como posicionamento geral, a organização deve descrever o seu foco de atuação junto ao mercado, no que tange atender, satisfazer e encantar seus clientes com seus produtos e serviços, bem como, como irá trabalhar o mercado, com vistas a atrair e conquistar seus clientes. "Nossa organização é voltada para o mercado, em atender, satisfazer e encantar nossos clientes, com nossos produtos e serviços, que visam oportunizar negócios aos nossos clientes, sendo competitiva e atrativa para o mercado, de forma que, a organização esta voltada em servir e bem atender seus clientes, com uma proposta de negócio flexível e adaptável ao mercado, cujo entendimento servir se confunde com serviços, em relação a tudo o que temos para negociar e oferecer a nossos clientes.".
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