Articulação Administrativa - Trabalho Executivo

Articular para fazer com que todos os meios, mecanismos, instrumentos, processos e pessoas, trabalhem para atingirem os mesmos objetivos, alcançarem as mesmas metas e obterem os mesmos resultados, por isto, é preciso agir e interagir com todas partes que envolvam aglutinar e somar esforços para que sejam desenvolvidos trabalhos que sejam empenhados em fazer com que um plano seja desenvolvido. Administração eficiente precisa que haja uma grande articulação entre as pessoas, que estas sejam envolvidas e estejam trabalhando alinhadas com os mesmos propósitos e objetivos, o que irá requerer disposição e atitude para que não seja negligenciados todo um arranjo de instrumentos que dispõem a administração para que as coisas tenham vazão e andamento, que estes mecanismos possam ser acionados para que os processos se desencadeiem em ações, para que sejam acionados e utilizados, compatibilizando trabalhos e iniciativas para atuarem juntas. Articular para que os meios que estão disponíveis e preparados, possam serem envolvidos e geridos para que a execução seja realizada com o compromisso de atender aos prazos e metas, e que a qualidade seja observada em conformidade com os requisitos, envolvendo pessoas em um bem articulado sistema de comunicação e interação, para que as pessoas cooperem e colaborem umas com as outras, tendo como premissa, atender e seguir os  planos e objetivos que foram estabelecidos, buscando sempre fazer melhor, para satisfazer as expectativas e anseios de todos os patrocinadores, que são aqueles que apostaram no plano e estão bancando um projeto ou uma iniciativa com vistas a obter e alcançar um resultado.

Articular é uma ação de reunir e alinhar, de envolver e inserir, de convergir e interagir, para que todos os meios disponíveis, para que todas as pessoas e os processos, se encaminhem de forma ordeira, alinhada e coesa, em que as partes envolvidas trabalhem em conjunto, informadas e conhecedoras, do que deve ser feito, do que esta sendo feito e do que se pretende, aonde se quer chegar e como será feito, é o meio que tem que integrar todas as forças disponíveis para que as coisas aconteçam de forma eficiente, para que as coisas caminhem, para que as coisas fluam, para que as coisas aconteçam, é todo o arranjo de ofensivas em atitudes e ações, que devem ser operadas através de iniciativas, visando reunir e unir esforços para que todos os trabalhos sejam feitos em parceria. Articular é agir, é interagir, é unir, é buscar somar, é buscar aglutinar, é buscar compatibilizar todos os instrumentos, meios, mecanismos, processos e pessoas, para que trabalhem em conjunto para atender o mesmo interesse.

Quanto os objetivos são estabelecidos, quando as metas são condicionadas, quando os resultados são buscados, é necessário que haja uma articulação envolvendo todas as partes e que estas possam atuarem para que isto aconteça, para que o trabalho seja desenvolvido com a finalidade de lograr exito, e somente quando, existe um plano bem delineado, é que se pode agir para que todos possam serem envolvidos, arrolados e inseridos, em um bem casado processo de articulação que tenha como propósito fazer com que as coisas aconteçam, através do interação entre as diversas partes que podem serem envolvidas no contexto de um projeto que tem que ser realizado, a execução de qualquer trabalho depende muito desta articulação envolvendo todas as partes, para que todos trabalhem em sintonia e alinhados com a mesma finalidade e propósito.

Os Executivos em uma organização trabalham cada um em função da sua área de atuação, objetivando sempre atender as demandas e as necessidades em relação aos planos e estratégias voltados para suas áreas, para que sejam alcançados os resultados estabelecidos como meta, mas em razão disso, acabam por dedicarem muito do seu tempo e atenção quase que exclusivamente a sua atribuição e incumbência na sua área de atuação, o que pode ser prejudicial a organização quando o que se quer e integrar todas as áreas para que trabalhem alinhadas e em conjunto, buscando somar esforços e aglutinar empenho para que a organização trabalhe unida e em sintonia com o que deve ser alcançado em termos de conjunto, levando a organização a caminhar junta, no mesmo passo, no mesmo ritmo e bem sintonizada em relação aos seus objetivos, que foram estabelecidos pelo planejamento estratégico. Nisso entra a capacidade de articular todas as áreas, para que estas estejam alinhadas com os mesmos objetivos, devendo alguém exercer esta tarefa de articulação, que notadamente deve ser feita por uma pessoa que esteja em um cargo chave de comando, e a pessoa a ter esta tarefa para buscar este envolvimento, é o executivo que esta no comando da organização, no caso, o diretor presidente ou CEO, pois este é o único que pode estabelecer esta coerência, este envolvimento e alinhamento, para que os demais executivos trabalhem em conjunto, para que a organização atinja seus objetivos maiores. O principal agente de integração deve ser o executivo que esta no comando da organização, que através de uma atuação envolvente, articula junto aos demais executivos para que estes trabalhem alinhados e cooperando uns com os outros, em suas áreas de atuação, para que a organização caminhe no mesmo ritmo, nisso, a capacidade de envolver, unir, convergir e interagir para que consiga este alinhamento tão necessário, deve ser feita para que todos os executivos trabalhem em conjunto, de forma que a organização alcance seus objetivos, através das metas estabelecidas e consiga os resultados esperados.



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